Ínicio / Região Serrana / Erosão provoca queda de árvores às margens de rio no Centro Histórico de Petrópolis

Erosão provoca queda de árvores às margens de rio no Centro Histórico de Petrópolis

Trânsito ficou parcialmente bloqueado.

Uma erosão causada pelo aumento do volume do rio Piabanha ocasionou a queda de duas árvores no Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio.

PUBLICIDADE

As árvores se desprenderam do solo e tombaram levando parte dos paralelepípedos da avenida. O trânsito teve que ser interrompido nos dois sentidos da via e a Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans) e a Guarda Civil foram chamadas para ajudar na condução do tráfego, que acabou sendo liberado em meia pista.

As árvores do Centro de Petrópolis são consideradas patrimônios pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e precisam de autorização do órgão para serem cortadas ou podadas.

A queda de árvores acontece cada vez mais na região. No mês passado, cerca de mil casas e lojas ficaram sem energia elétrica na localidade por causa de uma árvore que caiu e atingiu a fiação.

As árvores são antigas e, para ambientalistas, o problema das quedas ocorre por causa da falta de manutenção e organização de políticas públicas.

Em nota, a Prefeitura informou que seus órgãos Meio Ambiente, Obras e Comdep operam em conjunto no acompanhamento das árvores com poda preventiva, corte e a retirada e explicou que, no caso da Piabanha, além de erosão na lateral do rio, em função de volume de água dos últimos dias, o tamanho dos exemplares também contribuiu para o peso na margem do rio.

A Prefeitura conclui que a Secretaria de Obras está avaliando as margens do rio e que as demais árvores a serem podadas no local precisam de acompanhamento da Enel, a concessionária de energia, para o desligamento da rede elétrica.

Fonte: Portal G1

Além disso, verifique

RECUPERAÇÃO DO TÚNEL EXTRAVASOR EM PETRÓPOLIS AVANÇA

 A entrega total está prevista para março de 2025. Mais uma etapa essencial das obras ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *