Ínicio / Destaque / Elétrica e com design futurista. Nova Kombi promete produção até 2022

Elétrica e com design futurista. Nova Kombi promete produção até 2022

A Kombi,comercializada durante 63 anos e aposentada em 2013,está sendo chamado de The Buzz.

A Kombi é o exemplo perfeito de veículo eterno e imutável. Podem se passar décadas, e a carismática van seguirá cultuada, com seus traços imortais. Mas, tal como o Fusca, a Kombi também terá uma sucessora. A Volkswagen confirmou que irá produzir o conceito ID Buzz, revelado no último Salão de Detroit (EUA), a partir de 2022. Apesar de extremamente futurista, o modelo tem forte inspiração na icônica van do passado.

Publicidade

Que fique claro desde já: a van do futuro não será como a original — cuja primeira unidade foi produzida no Brasil em 2 de setembro de 1957, há 60 anos. Externamente, o conceito ID Buzz apresenta estilo retrô conectado à Kombi, mas de design igualmente original e cheio de personalidade. Afora o visual e o formato “pão de forma”, não há qualquer semelhança entre os modelos, especialmente na mecânica, que será elétrica.

A Volkswagen ainda não revelou todos os detalhes da sucessora “sci-fi” da Kombi, mas os dados preliminares, aplicados ao conceito, já impressionam. A van mostrada em Detroit tem tração integral e usa dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de gerar, juntos, potência combinada de robustos 374 cv. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 5 segundos, com máxima de 160 km. A autonomia das baterias é de 434 km.

Por falar nelas (as baterias), a van ID Buzz nascerá da plataforma MEB, criada especialmente para os futuros veículos movidos apenas a eletricidade. A estrutura foi desenvolvida para acomodar as baterias no assoalho, liberando espaço na cabine e favorecendo outros aspectos, como o centro de gravidade. O resultado pode ser visto no interior da Kombi futurista, que é bastante amplo e modulável para seis passageiros.

Nas imagens, é possível ver trilhos no elegante assoalho de madeira, por onde correm os assentos. A van permite dobrar e girar os bancos dianteiros, permitindo que os ocupantes possam se sentar uns de frente para os outros. O console entre os bancos dianteiros também é móvel e traz uma enorme tela touch, que reúne todos os controles e funções do veículo. O visor é como um tablet e pode ser recolhido quando fora de uso.

Esta configuração ao estilo “sala de estar” só é possível porque a van terá o modo ID Pilot, de condução totalmente autônoma. A Volks acredita que a tecnologia (de nível 5, a mais avançada) deve estar disponível até 2025. Para acionar o sistema autônomo, basta um leve empurrão para o volante ser recolhido, ficando totalmente acoplado ao painel. A partir daí, o motorista pode deixar a direção por conta do próprio veículo, e curtir o passeio a bordo.

Até a iluminação ambiente é ajustada — luzes brancas adotam tons mais quentes, para os passageiros relaxarem. O modo ID Pilot é desligado com um simples toque no volante de formato retangular, que emerge novamente. A van futurista será o segundo modelo 100% elétrico da VW, que projeta vender mais de 1 milhão de veículos elétricos até 2025, tornando-se líder mundial no segmento. É um projeto ambicioso que estreia em 2020, com a versão final do ID Concept, revelado no Salão de Paris de 2016 como o “Fusca do futuro”.


Fonte: Auto Esporte 

 

 

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *