Fiocruz e Ministério das Cidades lançam projeto para fortalecer as estratégias nacionais de planejamento para resiliência urbana.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério das Cidades, está desenvolvendo o Projeto Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres em Cidades, que visa a elaboração de um manual com metodologias para intervenções urbanas integradas e inovadoras para municípios brasileiros.
O objetivo é fortalecer as estratégias nacionais de planejamento para resiliência urbana e garantir maior segurança e qualidade de vida para seus cidadãos.
O projeto prevê validação das metodologias em diferentes contextos municipais. Foram identificados 50 municípios elegíveis a participar do processo seletivo para contribuir diretamente no desenvolvimento deste manual. No estado do Rio de Janeiro, dez cidades foram selecionadas, entre elas, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana.
A seleção de municípios foi feita a partir de dados da União, do Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças do Clima (AdaptaBrasil – MCTI) e das áreas de atuação estratégicas da Fiocruz no país. Com o lançamento do edital, os municípios interessados poderão submeter suas propostas.
“A Fiocruz tem compromisso com a proteção e a promoção da saúde e a qualidade de vida da população, e tem atuado de forma intersetorial buscando contribuir com outras políticas setoriais considerando o efeito dessas políticas nas condições da saúde nos territórios. No caso do Projeto RRD Cidades, a Fiocruz contribui com o Ministério das Cidades na elaboração de metodologias que orientem estratégias de redução de riscos de desastres, integrando a saúde em seu conceito ampliado, ao planejamento urbano e às intervenções urbanísticas em áreas suscetíveis ao risco”, afirma Luis C. S. Madeira Domingues, coordenador do Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fiocruz.