Lojistas dizem que não há fiscalização e que não foram informados de que é preciso fechar.
Pelo segundo dia consecutivo apesar de uma ordem da Justiça determinar o fechamento do comércio as lojas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, continuaram abertas, nesta sexta-feira (26).
A funcionária de uma papelaria que abriu pouco antes das 8h30, disse que só houve fiscalização da prefeitura no começo da pandemia. “Só no começo da pandemia foi avisado e a fiscalização passou.Mas, agora, por enquanto, está tudo normal”, disse ela.
Uma loja de eletrodomésticos também confirmou a falta de fiscalização. Um funcionário informou que não recebeu qualquer aviso para fechar as portas.
“A prefeitura até agora não falou nada e nem tem fiscalização passando nas lojas para avisar nada. Para nós podermos fechar as portas, a prefeitura tem de colocar num decreto e a fiscalização passar informando. Até o presente momento, não tem nada, nada sobre isso”, disse o funcionário.
Máscaras não são usadas
Durante a manhã desta sexta, no Centro de Caxias, muita gente circulava pelas ruas sem máscara.
Segundo o Tribunal de Justiça, o prefeito Washington Reis foi multado em R$ 20 mil no começo da pandemia por não manter as medidas de isolamento social no município.
A Justiça ainda reforçou que o descumprimento da nova decisão implicará em nova multa, de R$ 30 mil por dia.
O comércio em Caxias foi reaberto pela primeira vez no dia 25 de maio. Desde então, a Justiça já tentou impedir a medida mais de uma vez.
Duque de Caxias tem quase 3 mil casos confirmados de coronavírus. E é o segundo município do estado com o maior número de mortes. São 410 óbitos, ficando atrás apenas da capital.
A Justiça do Rio informou que, até o momento, não houve comunicação de cumprimento ou descumprimento da decisão. Além disso, informou que o prefeito tem até quarta-feira (1º) para apresentar um estudo com base em evidências científicas que demonstrem a situação da cidade no controle da pandemia.
Fonte: Jornal Extra
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
