Decreto reduz duração do horário de verão

Secretaria de Comunicação Social da Presidência, publicará decreto na próxima segunda no Diário Oficial da União.

O presidente Michel Temer editou nesta sexta-feira, 15, um decreto para reduzir a duração do horário de verão, transferindo o início de outubro para novembro a partir do ano que vem. Conforme a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o documento será publicado na próxima segunda, 18, no Diário Oficial da União.

O Planalto informou que a medida foi adotada atendendo a um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. Com a mudança promovida pelo documento, o horário de verão em 2018 começará em 4 de novembro.

Fim do horário de verão

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo. Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura.

Mudança no horário de pico

A aplicação do horário de verão resultava em maior economia no passado, quando mais pessoas tinham um horário de trabalho tradicional, chegando em casa no início da noite e ligando a iluminação e aparelhos elétricos em seus lares e criando um pico de demanda. Hoje, o uso de equipamentos de ar condicionado durante o dia (em especial nas tardes ensolaradas e quentes de verão) mudou a curva de consumo, colocando o pico no período da tarde.

Uma consulta a outros 15 países revelou que, para a maioria destes países, não há avaliação que justifique a efetividade do horário de verão do ponto de vista da economia de energia. Segundo ata da reunião do CMSE de maio, a consulta indicou que na maioria dos países a adoção da medida “está muito mais relacionada ao costume da população.”


Magé/Online.com 

Além disso, verifique

NOVO DECRETO DEFINE REGRAS DO GÁS DO POVO E AMPLIA BENEFÍCIO SOCIAL

Benefício atenderá famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo. O presidente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *