Na capital fluminense, expectativa do setor é que 12 mil vagas temporárias sejam abertas.
Faltando quase uma quinzena para o Dia das Crianças e alguns meses para a Black Friday e o Natal três das principais datas do calendário do comércio , varejistas de diferentes segmentos se preparam para o aumento das vendas. Para isso, o reforço das equipes já é uma realidade, com diferentes marcas dando início aos processos seletivos para a contratação de temporários.
Com a inflação mais controlada, a redução na taxa básica de juros e a taxa de câmbio menor, na comparação com o ano passado, o setor está otimista. Para Fabio Bentes, economista sênior da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a expectativa é que as vendas cresçam na casa dos 4%, patamar que não é visto há quatro anos, e que as contratações devem ganhar tração a partir da segunda quinzena de outubro.
O Natal sem dúvidas vai ser melhor do que o ano passado, e isso vai se converter nas vagas. Tudo leva a crer que vamos passar do patamar de 110 mil postos temporários abertos em 2019 analisa.
Já Rodolpho Tobler, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), estima que o volume de vagas abertas no final de 2023 deve ser maior que no ano passado, mas ainda não chegando ao patamar observado antes da pandemia.
Embora o endividamento e a inadimplência já tenham dado indícios de estabilização, o efeito inicial é que as pessoas voltem a ter crédito, mas o cenário ainda é de juros altos e economia fraca.
O mercado de trabalho está reagindo, mas a renda média segue baixa ressalta.
Nacionalmente, as projeções de abertura de vagas ainda não estão fechadas, mas os postos anunciados por grandes marcas já servem de termômetro. Para dar conta dos presentes dos pequenos no próximo dia 12, RiHappy e PBKids estão com inscrições abertas para 1.300 vagas para auxiliar de loja.
Já na Americanas — que está em recuperação judicial após revelar um rombo de R$ 20 bilhões em suas contas no início do ano —, são 1.200 postos em áreas logísticas dos centros de distribuição, além da expectativa de novas oportunidades entre outubro e novembro para as lojas. Na Centauro, serão 2.300 vagas tanto nas lojas físicas quanto nos centros de distribuição.
Na capital fluminense, a expectativa do setor é que 12 mil vagas temporárias sejam abertas. Os dados são de uma pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Município do Rio (SindilojasRio). Para as duas entidades, o resultado reflete as expectativas de vendas para o Natal, que representa 30% do faturamento do ano, e também do verão, com a chegada de turistas.
A combinação desses fatores motiva essa estimativa de contratação de temporários, dois mil a mais do que no ano passado afirma Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio.
Chance de efetivação
Embora muitos trabalhadores vejam as vagas temporárias de fim de ano apenas como uma chance de renda extra durante as festas, especialistas e algumas das próprias empresas sinalizam que essas oportunidades podem se transformar em cargos efetivos.
Para entrar no radar das empresas e ser contratado por definitivo, o primeiro passo é demonstrar comprometimento. É o que avalia o analista de comunicação e marketing do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), Luã Queiroz Christo.
A pessoa deve encarar essa oportunidade como uma maneira de mostrar seu profissionalismo. Isso significa chegar no horário, cumprir suas tarefas com dedicação e demonstrar interesse em aprender afirma.
Além disso, diz o especialista, é crucial conhecer a empresa, seus colegas e supervisores. Um bom relacionamento no ambiente de trabalho pode abrir portas para oportunidades futuras.
Outra dica valiosa é aproveitar esse momento para aprender novas habilidades. Por isso, o profissional deve ficar disponível para treinamentos e cursos que possam aumentar suas qualificações. E se identificar uma maneira de melhorar um processo ou resolver um problema, compartilhar suas ideias e mostrar iniciativa é um bom caminho.
Deixe claro que você está interessado em uma posição efetiva. Mesmo após o término do contrato, mantenha contato com a empresa. Um e-mail agradecendo pela oportunidade e perguntando sobre futuras vagas pode fazer a diferença. Muitas empresas valorizam quem já está familiarizado com seus processos completa.
Veja alguma das vagas abertas
Americanas – 1.200 vagas
- Onde? Os primeiros postos abertos são para atuação nos centros de distribuição da empresa em oito estados, incluindo o Rio.
- Onde se inscrever? As vagas são para cargos de operação logística, operador de empilhadeira, auxiliar, assistente e motorista com CNH D. Não há exigência de experiência prévia. Os salários não foram divulgados. Os contratados receberão benefícios como vale-transporte, alimentação no local ou vale-refeição. Também passarão pela integração e ambientação nas unidades de trabalho, além de treinamentos técnicos. As inscrições acontecem no americanas-entrega.pandape.infojobs.com.br/.
Carrefour – 550 vagas
- Onde? Equipes de e-commerce que atuam nas lojas de todo o país.
- Onde se inscrever? Ainda não há previsão para abertura dos processos seletivos. Os contratos terão duração de 30 a 60 dias.
Centauro – 2.300
- Onde? Lojas físicas e centros de distribuição da Centauro e Nike em todo o país.
- Onde se inscrever? Postos são para cargos de assistente de loja, assistente de depósito e vendedores, com contratos de duração variada e chance de efetivação. Para participar, os candidatos precisam ter mais de 18 anos e ensino médio completo. Em alguns casos, há exigência de experiência. Os salários não foram divulgados. A empresa oferece vale-transporte e vale-refeição. As inscrições acontecem nos sites: gruposbftalentos.gupy.io/, centaurotalentos.gupy.io/ e fisiatalentos.gupy.io/.
Grupo Soma (Hering, Farm, Animale, Foxton, Maria Filó, Dzarm e Off Premium) – 1.800 vagas
- Onde? As vagas são para a atuação nas lojas de todas as marcas do grupo, em todo o país.
- Onde se inscrever? Os postos são para os cargos de vendedor, assistente de vendas, estoquista e operador de caixa. Não é necessário experiência prévia, apenas que o candidato seja maior de 18 anos e tenha o ensino fundamental completo. As contratações começarão em outubro (gruposoma.gupy.io/), e duram três meses, com chance de efetivação.
Riachuelo – 700 vagas
- Onde? Lojas físicas em todo o país.
- Onde se inscrever? As vagas são na modalidade intermitente (quando o trabalhador recebe pelo período trabalhado, após ser convocado, com férias, 13º salário e FGTS proporcionais). Os salários não foram divulgados. Os benefícios incluem vale-transporte e vale-refeição ou alimentação. As inscrições acontecem no riachuelointermitente.gupy.io/.
RiHappy e PBKids – 1.363 vagas
- Onde? Lojas físicas em 23 estados do país.
- Onde se inscrever? As vagas são para cargo de auxiliar de loja. É necessário ter o ensino médio completo, e não há exigência de experiência. Além do salário, os contratados receberão auxílio-refeição ou alimentação e vale-transporte. As contratações para o Dia das Crianças será de 14 dias, mas há também contratos mais longos, até dezembro. As inscrições já começaram, no gruporihappyvagastemporarias.gupy.io/.
Tubarão – 200 a 300 vagas
- Onde? As vagas são para atuação nas 15 lojas da rede, no Rio e em Minas Gerais.
- Onde se inscrever? A empresa não exige experiência prévia, apenas que o candidato tenha o ensino médio completo. A seleção já começou, e a previsão é que os contratados comecem a trabalhar na primeira quinzena de outubro, em diferentes cargos. Basta enviar os currículos para trabalheconoscogt@gtgrupo.com.br. Os contratos terão duração de 4 a 6 meses, com possibilidade de efetivação.