Confira a tendência de chuva em 15 dias.
A semana do Natal foi marcada pelo sol forte e pancadas de chuva pontuais sobre o Estado de São Paulo. Mas essa situação deve mudar bastante na última semana do ano de 2015.
Até então o predomínio sobre o Estado era da chuva convectiva pontual, devido o calor e a umidade presente no ar. Não há a presença de grandes sistemas como frentes frias ou baixas pressões atmosféricas para organizar tais instabilidades.
Tudo isso devido ao posicionamento de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa paulista que promete já trazer grandes volumes acumulados de chuva para o Vale do Ribeira já no início da semana.
Essa situação pode se estender inclusive durante a virada para o ano de 2016. Muitas instabilidades se espalhando e pancadas de chuva ocorrendo de forma abrangente.
O meteorologista César Soares comentou a tendência de chuva para São Paulo no Climatempo News, confira!
Com o início da estação chuvosa os volumes acumulados aumentaram bastante sobre o centro-sul do Brasil, ainda mais com a presença do fenômeno climático El Niño que traz mais chuva para o Sul. Grandes volumes de chuva foram registrados sobre áreas gaúchas e os temporais já provocaram diversos problemas para a população.
Áreas gaúchas chegaram a ter registro de chuva na faixa dos 150mm em apenas 6 horas de medição. A formação de diversos sistemas de baixa pressão no Paraguai e frentes frias no Oceano Atlântico incentivaram a persistência da chuva.
A tendência para a próxima quinzena é de mais chuva sobre o centro-sul do Brasil. Mais frentes frias e sistemas de baixa pressão vão fazer com que as áreas de instabilidade sejam organizadas, o que mantém a condição de chuva.
Fonte: Climatempo/JB