Meteorologista e Defesa Civil alertam a super chuva que vai atingir todas as cidades do estado.
A previsão do tempo aponta que o Rio de Janeiro poderá ter pancadas de chuva fortes a partir desta sexta-feira (4). O fim de semana é de previsão de temporal na capital fluminense. A Climatempo afirma que a cidade pode ter um “volume excepcional de chuva, que oferece riscos e potencial de transtornos.”
O tempo começa a mudar na quinta-feira (3), quando o clima começa a ser influenciado pela pré-frontal, que anuncia a aproximação da frente fria.
Os termômetros podem chegar a 36°C e há previsão de chuva de 15mm. A frente fria começa a chegar na sexta, quando as temperaturas devem abaixar até 31°C máximos com previsão de pancada de chuva.
Já no sábado a máxima é de 26°C e a mínima de 21°C – é quando a chuva deve ser mais forte de todo o fim de semana, podendo chegar a 70mm.
No domingo, o termômetro deve marcar no máximo 24°C e a chuva pode alcançar 20mm.
Três dias de Fortes Chuvas
A soma da chuva esperada, até então, mostra que há a possibilidade da chuva do fim de semana superar a média do volume aguardado para o mês – que, segundo o Alerta Rio, é de 112,8mm. A previsão contabiliza 120mm em três dias neste fim de semana.
Defesa Civil acionou alerta extremo para enxurrada em Guapimirim
A Defesa Civil do Rio de Janeiro acionou, pela primeira vez, nesta terça-feira (1º), o alerta extremo do sistema Defesa Civil Alerta. A tecnologia permite o envio de mensagens emergenciais diretamente para os celulares da população em áreas de risco, reforçando as ações de prevenção a desastres naturais.
O alerta foi disparado, às 14h45, para o município de Guapimirim, na região metropolitana do Rio, devido ao risco de enxurradas na região.
‘A nova ferramenta Cell Broadcast é essencial para a segurança. Fiquem ligados nos alertas que receberem pelo celular e nas sirenes. Juntos, podemos garantir uma resposta rápida e eficaz às emergências. A Defesa Civil está sempre na prevenção, cuidando de todos nós!’ Declarou o Secretário de Defesa Civil Pitter Silva.