Previsão do Inmet é de chuva e tempo encoberto até sexta (23).
A chuva que atinge a Região Serrana do Rio deixa Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo em estágio de atenção nesta terça-feira (20), segundo informações da Defesa Civil dos municípios.
PUBLICIDADE
O Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também emitiu aviso de possível elevação dos rios da região.
Em Petrópolis, já são mais de 15 horas de chuva constante. A cidade registrou queda de barreiras durante a madrugada e uma casa precisou ser interditada.
As ocorrências foram registradas na Rua Hercília Henriques Moreti, no Alto da Serra, e na servidão Maria da Conceição, na Rua Alagoas, no Quitandinha. De acordo com o órgão, as barreiras foram pequenas e não chegaram a atingir imóveis ou fechar as pistas.
Na Estrada União e Indústria, no distrito de Pedro do Rio, uma residência foi interditada preventivamente, já que o deslizamento atingiu parcialmente a casa. Em nenhum dos casos houve feridos.
O maior índice pluviométrico está registrado no Independência, onde choveu 148 milímetros nas últimas 24 horas. No mesmo período, no Duques, os pluviômetros marcaram 139 milímetros.
Já em Nova Friburgo, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência. Segundo a Prefeitura, a precipitação média de chuva registrada na cidade é de 35,25 milímetros, sendo as máximas alcançadas e no bairro Caledônia (79 mm) e em Mury (45 mm).
Em Teresópolis, as últimas 24 horas foram de chuvas em momentos isolados do dia e durante toda madrugada . De acordo com a Defesa Civil, a preocupação é cm o acumulado de chuva. Em um mês, o bairro Coreia, por exemplo, registrou 382 milímetros.
O órgão afirmou que está de plantão e atento a possíveis deslizamentos de terra, devido ao solo encharcado.
Previsão
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuva e tempo encoberto nas cidades da Região Serra até sexta-feira (23).
As temperaturas devem variar entre 14º e 20º em Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis.