Ínicio / Cidade / Choque de Ordem em Guapimirim. Lei municipal proíbe emissão de ruídos excessivos em escapamentos de veículos

Choque de Ordem em Guapimirim. Lei municipal proíbe emissão de ruídos excessivos em escapamentos de veículos

A lei acontece após inúmeras reclamações de moradores da cidade.

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil de Guapimirim,  vai dar continuidade às operações choque de ordem na cidade.

Desta vez, a lei municipal Nº 1192 de proibição da emissão de ruídos excessivos em escapamentos de veículos automotores, sancionada pelo Prefeito Zelito Tringuelê,  no dia sete de julho, já estará em vigor.

Moradores do município comemoraram a notícia nas redes sociais e declararam apoio a medida do governo. ‘Já era em tempo uma medida de contenção desses abusos a população. Parecia uma cidade sem leis. Obrigado prefeito pela atitude de resguardar a paz e o silêncio na cidade.‘ declarou uma moradora.

Vizinha a cidade de Guapimirim, Magé, sofre dos mesmos abusos.

Ainda nas redes sociais, moradores do município de Magé, se manifestaram em apoio a iniciativa do prefeito de Guapimirim e pedem que a prefeitura de Magé tenha a mesma iniciativa. Segundo os moradores do 1º Distrito, no centro da cidade, e no balneário da Praia de Mauá, motos e carros de som, promovem um verdadeiro inferno com atitudes de desrespeito a população. A moradora de Mauá, declarou que não há fiscalização no balneário, carros e motos em alta velocidade com roncos de motores circulam pela madrugada tirando a paz de quem dorme. ‘Não há fiscalização, motos e carros de som em volume excedente ao permitido, não respeitam sequer, hospitais, Psf’s e o DPO instalado no balneário, passam despercebidos pelos agentes da lei na orla da praia.’ Afirmou a moradora.

População se organiza peara pedir criação de lei 

Uma frente de indignados se organiza na cidade e decidiram entrar com um pedido de proposição de lei na Câmara Municipal de Magé para que seja criada uma lei que possa punir infratores que não respeitem os horários de silêncio e a bandalha de motores alterados que emitem som desproporcional aos limites permitidos por lei.

Lei para os infratores. Irregulares, motos com escapamento adulterado irritam a sociedade

De acordo com a medida em Guapimirim, fica proibida a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motocicletas que estejam com descarga livre, silenciador de motor de explosão defeituoso e instalação de dispositivos que intensificam, potencialmente, ruídos emitidos que não estiverem de acordo com as normas.

Com apoio da Secretaria Municipal do Ambiente, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil realizarão as ações de fiscalização no município, com equipamentos calibrados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia (INMETRO), a fim de garantir a precisão e veracidade dos resultados. Será considerada infração a medição que for superior a 99 decibéis.

O Secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Rodrigues, explica que a infração de acordo com a lei vai acarretar uma multa de 200 UFIR, aproximadamente R$ 700, valor que será dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência. Também foi criado um pátio que ficará disponível para as apreensões provisórias ou remoções dos veículos que descumprirem o que foi estabelecido.

Será mantido um banco de dados para registro das notificações, disponibilizando as informações para o Departamento de Fiscalização, para aferição da reincidência.


Antonio Alexandre, Guapi/Online.com 

 

Além disso, verifique

TERÇA-FEIRA SERÁ DE CÉU CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO

O céu irá variar entre claro a parcialmente nublado. A terça-feira (08) será de sol ...

Um Comentário

  1. Eduardo da Trindade Garcia

    Já era tempo , Ninguém estava aguentando essa falta de respeito. Muitos parentes e familiares abandonaram guapimirim por não aguentar esses bandidos fazendo barulho 24h por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *