Cedae trata apenas 30% do esgoto. Em Magé, o descaso é Total

Empresas privadas que operam no país conseguem chegar a 80%.

CEDAE
Um estudo feito pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) mostra que a Cedae, cuja privatização foi aprovada na última segunda-feira pela Assembleia Legislativa, é menos eficiente que as empresas privadas de distribuição de água potável e tratamento de esgoto no país. A partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades, publicados num relatório de 2015, o economista Adriano Pires, diretor do CBIE, chegou a uma conclusão que considera grave: o índice de esgoto tratado pela Cedae é de 29,46%, enquanto nas demais empresas particulares chega a 79,24%.

Dados negativos relativos à administração da Cedae não param por aí. De acordo com o levantamento de Pires, as perdas de faturamento de água da Cedae chegam a 47,56% contra 24,07% das concessionárias privadas, ou seja, quase o dobro. Só no índice do atendimento total de água a companhia de economia mista do governo do Estado do Rio consegue chegar perto do desempenho médio das empresas privadas. A Cedae registra 89,7% de atendimentos, enquanto a cobertura das privadas fica em 93,48%.

Em 2015, a Cedae teve um lucro líquido de R$ 248,8 milhões, no entanto, não conseguiu transformá-lo em melhorias no serviço de abastecimento de água e no saneamento básico.

CEDAE 2Foto: A cúpula da desgraça Carioca contemplando o desserviço da Companhia

Em Magé, a cidade tem sérios problemas no abastecimento de água, distritos e bairros, sofrem com o calor durante o verão e não há investimentos para melhorar o sistema de aguá e esgoto. Vale ressaltar que Magé, ao longo de décadas serve aos apelos políticos de resolverem o problema. Obras inacabáveis e transtornos a população foram os únicas medidas proporcionadas pela empresa, em total desrespeito a população mageense.

Caso seja privatizada, pelo menos a esperança de dias melhores podem voltar a fazer com que moradores voltem a sonhar com um serviço de qualidade. Portanto, é lamentável que funcionários sejam muitas das vezes prejudicados com a privatização da Cedae, porém a inciativa privada renova a esperança do povo, que não aguenta mais os abusos de uma concessão que a nada serve aos seus milhares de clientes.

1-1-768x108

Magé|Online.com com base em matéria do Jornal O Globo.  

 

 

Além disso, verifique

Incursão Policial no Bairro Lagoa, em Magé, tem relatos de prisões e apreensão de drogas

Até o momento, não há relatos de mortos ou feridos confirmados oficialmente. Uma operação policial …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *