‘CARIOQUINHA’: CÂMARA DOS VEREADORES VOTA PROPOSTA DA 1ª MOEDA SOCIAL DO RIO

Prefeitura, ao justificar o projeto, mencionou a experiência bem-sucedida da moeda Mumbuca, implementada pela prefeitura de Maricá .

A primeira votação da “Carioquinha”, a primeira moeda social do Rio, está agendada para esta quinta-feira (21/03), na Câmara dos Vereadores. O projeto, proposto pela prefeitura, inclui a criação de um banco comunitário popular no município, visando impulsionar o desenvolvimento econômico em áreas de baixa renda através da economia popular e solidária.

De acordo com informações divulgadas pela Câmara dos Vereadores, a “Carioquinha” funcionará como uma conta digital pré-paga, restrita ao município, disponível através de um aplicativo para celular ou cartão magnético, operado pelo Banco Comunitário Popular e em conformidade com as normativas do Banco Central do Brasil.

O Projeto de Lei 2726/2023, de autoria do Executivo, propõe a instituição da “Política Pública de Incentivo à Criação e Implementação da Moeda Social Carioquinha e do Banco Comunitário Popular no município”. Destaca-se que a circulação da moeda será restrita ao Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar o consumo em negócios locais e facilitar crédito, produção, comercialização e capacitação da população, promovendo um mercado solidário e alternativo.

A Prefeitura, ao justificar o projeto, mencionou a experiência bem-sucedida da moeda Mumbuca, implementada pela prefeitura de Maricá em 2013 e gerida pelo banco comunitário de mesmo nome. Segundo a justificativa, a Mumbuca se tornou um elemento chave na economia local, sendo referência internacional de política pública eficaz.

Além disso, verifique

GOVERNADOR DEFENDE PENA MAIS RIGOROSA PARA POLICIAIS

Declaração foi dada durante cerimônia de entrega de 214 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *