Quase 100 mil brasileiros conseguiram cidadania portuguesa desde 2010; agora, netos têm direito.
Uma estatística chama atenção da Comunidade Européia. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Justiça luso, 87.033 cidadanias foram concedidas a brasileiros somente entre 2010 e 2016.
Enquanto americanos e outros países na mira do terror fecham suas fronteiras, Portugal escancara as portas para endinheirados de todo o mundo e vira meca do mundo em crise.
De acordo com especialistas em imigração, a facilitação do processo de nacionalidade é benéfica para Portugal, uma vez que estimula a chegada de brasileiros em idade ativa a um país que luta contra a diminuição e o envelhecimento de sua população.
Com o passaporte do país, os brasileiros passam a ter acesso livre aos Estados-membros da União Europeia e estão dispensados de vistos para visitar 170 países, entre os quais Estados Unidos e Japão.
Um caminho de imigração seguido por brasileiros sem ascendência portuguesa é a compra de imóveis ou investimentos no país europeu. Esse programa, denominado ‘Vistos Gold’, beneficia estrangeiros que transfiram ao país a partir de 1 milhão de euros (R$ 3,3 milhões), comprem imóveis a partir de 350 mil euros (R$ 1,15 milhão) ou iniciem negócios que criem ao menos 10 postos de trabalho em Portugal.
Entre outubro de 2012, quando o programa foi implantado, e fevereiro de 2017, 319 brasileiros se beneficiaram dos ‘Vistos Gold’, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal.