Massa de ar quente e seca impede o avanço de frente fria.
O inverno carioca bateu mais um recorde de calor nesta sexta-feira (18) às 15h23, os termômetros marcaram 40°C em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É a temperatura mais alta registrada em toda a estação. Também na Zona Oeste, na Vila Militar, o Inmet registrou a temperatura mais baixa desta sexta:19,8°C.
Na quinta (17), a máxima chegou a 39°C , segundo o Alerta Rio: na quarta, os termômetros marcaram 38,4°C . Os registros foram na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Este é o maior recorde de calor no inverno dos últimos dois anos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o intenso calor é causado por uma massa de ar quente e seca que está sobre parte da Região Sudeste e impede o avanço de frente fria.
Segundo Climatempo, a previsão é de que o calor e o sol continuem durante o fim de semana, o primeiro do Rock in Rio, realizado na Cidade do Rock, na Zona Oeste, região da cidade que lidera os índices de temperatura máxima.