Bolsonaro acompanha treinamento militar das Forças Armadas em GO

Operação Formosa é coordenada pela Marinha e tem participação inédita do Exército e Aeronáutica. Presidente recebeu convite durante desfile de blindados em frente ao Planalto.

Treinamento militar no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás. — Foto: Guilherme Mazui/G1

O presidente Jair Bolsonaro acompanhou nesta segunda-feira (16), em Formosa (GO), um treinamento das Forças Armadas, coordenado pela Marinha do Brasil. Bolsonaro recebeu o convite pessoalmente na última terça-feira (10) durante um desfile de blindados em frente ao Palácio do Planalto

Realizada desde 1988, a Operação Formosa é considerada o maior treinamento militar da Marinha feito no região do Planalto Central. Segundo a Marinha, neste ano Exército e Força Aérea participaram pela primeira vez do exercício militar, que visa preparar o corpo de Fuzileiros Navais.

Capitão reformado do Exército, Bolsonaro reforçou nos últimos dias sua participação em cerimônias militares, período no qual os atritos com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se intensificaram.

Bolsonaro chegou ao Campo de Instrução de Formosa de helicóptero e não utilizou máscara durante o evento. Ele compareceu ao exercício acompanhado de alguns deputados bolsonaristas e dos ministros: Walter Braga Netto (Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcelo Queiroga (Saúde), Gilson Machado (Turismo), Ciro Nogueira (Casa Civil).

Também estavam presentes os comandantes da Marinha (almirante Almir Garnier) e do Exército (general Paulo Sérgio Nogueira).

Bolsonaro e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, realizaram um tiro de artilharia durante o treinamento. O presidente também recebeu uma bandeira do Brasil que foi utilizada durante o salto livre operacional realizado no treinamento.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Operação Formosa é uma ação militar de “alta complexidade”, que utiliza diferentes veículos militares e munição real. A demonstração prepara os Fuzileiros Navais e as ações conjuntas das três Forças.

Acompanhado do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, Bolsonaro também visitou as instalações da unidade médica expedicionária da marinha.

A operação começou no dia 8 de julho e envolveu mais de 2,5 mil militares das três Forças, além de 150 meios, entre aeronaves, blindados e anfíbios, de artilharia e lançadores de mísseis e foguetes. De acordo com a marinha, cerca de 1.500 toneladas de equipamento foram transportadas do Rio de Janeiro à Brasília.

Conforme o Ministério da Defesa, entre as novidades deste ano estavam os empregos de obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes Astros (Exército) e das aeronaves A-29 e E-99 (Força Aérea).


Fonte: G1

Além disso, verifique

PONTE ENTRE MARANHÃO E TOCANTINS DESABA SOBRE RIO E DEIXA UMA PESSOA MORTA

Uma pessoa foi encontrada morta e outras duas ficaram feridas. Uma ponte que liga os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *