Na quarta-feira, a temperatura volta a subir e na quinta-feira, a previsão indica que os termômetros voltam a marcar 40ºC.
Depois de ter a maior temperatura máxima já registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em toda sua série histórica, iniciada em 2000, quando o termômetro oficial marcou 42,5ºC na estação da Vila Militar, na Zona Oeste, as temperaturas entram em queda. A previsão para este domingo é de registros entre 24ºC e 35ºC , amenizando a temperatura.
Junto à queda de temperatura, há previsão de temporais com pancadas isoladas. Na cidade do Rio, é esperado ao menos 50mm. Segundo o Alerta Rio, também tem chance de rajada de vento moderada a forte, de até 76 km/h.
A mudança no tempo se deve à aproximação e passagem de uma frente fria vinda do sul do Brasil no sábado. A frente fria também atua no aumento de chance de chuva. A umidade elevada combinada com o calor pode provocar pancadas isoladas. Apesar da tendência de serem rápidas, podem causar transtornos.
No entanto, o calor volta rápido. A tendência de queda de temperatura dura até terça-feira. Na quarta-feira, no entanto, a máxima já tem previsão de voltar a marcar 36ºC . Os 40ºC devem voltar já na quinta-feira, segundo o Inmet, voltando às altas temperaturas.