Ínicio / Cidade / AGRICULTURA É CRESCENTE E PRIORITÁRIA EM MAGÉ

AGRICULTURA É CRESCENTE E PRIORITÁRIA EM MAGÉ

Agricultura tornou-se prioridade na gestão pública municipal do governo Renato Cozzolino Harb.

Uma verdadeira força tarefa em prol da agricultura vem se movimentando em passos largos em Magé.  Comida na mesa e barriga cheia, um esforço municipal que coloca Magé a frente de estudos na melhoria da produção agrícola no Estado do Rio de Janeiro.  Com excelentes características que incluem água em abundância, solo rico e clima favorável, o município de Magé possui enorme potencial agrícola.

Pioneirismo na Produção da Soja EDAMAME

O Edamame, também conhecido como soja verde ou soja hortaliça, é um alimento tradicional no oriente que vem ganhando popularidade nos países ocidentais, incluindo o Brasil.

A cultura do Edamame apresenta-se como uma opção de plantio para o agricultor familiar ou agricultor orgânico, e uma alternativa interessante para o consumidor disposto a consumir grãos de soja com características de sabor e textura diferenciadas. O Edamame é um alimento com alto valor agregado e de fácil preparo. Seu teor de proteína é em média entre 13 a 15 g/100 g (base úmida).  Pode ser consumido em lanches ou preparações culinárias tais como sopas, saladas, entre outras. O Edamame deverá ser submetido ao processamento térmico antes do seu consumo e pode ser comercializado fresco, em maços, em vagens, em grãos ou alimentos processados.

Em recente estudo no segmento agropecuário, Magé promove experiências avançadas na produção de soja orgânica EDAMAME, surgindo como produto promissor para a agroecologia da Baixada Verde.

O Centro Cultural de Santo Aleixo em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa OrganoSolo, bem como produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas e pessoas relacionadas e comprometidas com o desenvolvimento agroecológico da região, já comprovam a eficiência da potencial produção da EDAMAME, em solo municipal.

O potencial produtivo é enorme mas, por enquanto, a dificuldade está na comercialização, falta divulgação. As pessoas ainda não conhecem”, destacou Reginaldo. Joel Silva, da EMATER, também acentuou a “necessidade de uma mudança cultural para que este tipo de soja seja mais conhecido e aceita no mercado”.

A pesquisadora da EMBRAPA, Cláudia Pozzi Jantala, afirmou que “trata-se de uma soja diferente daquele tipo commodity. Aqui consideramos como se fosse um milho verde. A soja se adaptou bem e a região tem excelentes condições para o seu desenvolvimento”. “As opções são muito variadas e o potencial nutritivo é fantástico.

A agricultura merece atenção, pois tem o potencial para ser a principal fonte de renda de Magé, trata-se de uma prioridade.‘ Tem afirmado o prefeito Renato Cozzolino Harb.

A produção de alimentos é uma demanda urgente para enfrentamento da fome e garantia a saúde da população. O desenvolvimento rural ainda impede a urbanização desordenada, impulsiona o turismo e gera emprego e renda.

A vice-prefeita Jamille Cozzolino Harb chamou a atenção para a necessidade de investimentos na agricultura de Magé e disse que finalmente será prioridade do governo.

O assessor técnico da diretoria do Centro Cultural Esportivo e Educacional Waldemar Mello (CCEEWAME), de Santo Aleixo, por duas vezes ex-secretário municipal de agricultura de Magé e experiente agrônomo, Aloísio Sturm, ressaltou o potencial agrícola do município e disse que os entraves sempre foram políticos. “Finalmente estamos presenciando uma prioridade para o setor agrícola”, afirmou.

Aloísio Sturm, demonstra os objetivos de desenvolvimento de pesquisas e da produção de alimentos do Projeto AGROECOTUR, que inclui aquicultura, estufas, fruteiras da Mata Atlântica e os sistemas Agroflorestais relevando a importância do momento em que várias Instituições se agrupam em defesa dos ideais agroecológicos.

O Presidente do CCEEWAME, professor Luis Carlos Gomes Carneiro, (foto acima), ressalta a extrema importância dessas parceria enfatizando que o Centro Cultural, Esportivo e Educacional Waldemar Mello, pode tornar-se uma relevante referência para a Cultura Agrícola e para o futuro de Magé.

O Centro Cultural é uma conquista valiosa em Magé, pois possibilita execução de projetos agroecológicos, realização de cursos, assistência técnica para os produtores rurais parceiros, além de poder referendar documentos que vierem a ser firmados entre o CCEEWAME e várias Instituições públicas e privadas‘. Concluiu o professor Carneiro. 

Esperamos mais eventos acontecerem no Centro Cultural, que já se torna referência para o desenvolvimento agroecológico da região. Em apoio as iniciativas positivas do Centro Cultural e a agricultura, a RedeTV+, tem como objetivo ser um parceiro disseminador das boas notícias do Campo.

 

Além disso, verifique

SOL APARECERÁ ENTRE MUITAS NUVENS NESTE DOMINGO

Não há previsão de chuva. O domingo (06) será de sol com muitas nuvens durante ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *