Mesmo proibido, comércio não essencial segue aberto em Caxias com filas e aglomerações

Município tem uma das mais altas taxas de mortalidade no estado.

Comerciantes e moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, parecem não estar se importando com os 1.584 casos de Covid-19 registrados na cidade, que tem uma das mais altas taxas de mortalidade no estado a cada 100 infectados, cerca de 16 não resistem. Nesta quarta-feira, muitas pessoas se concentravam no Calçadão, no Centro, que mantém praticamente todas as lojas abertas. Num feirão de malhas às margens da Rodovia Washington Luz (BR-040), filas e mais clientes aglomerados.

As filas estão ficando enormes, muitas pessoas entrando sem máscara de proteção, com crianças de colo. Isso nos traz um certo medo, mas dependo desse emprego para sustentar a minha família. Então, tento tomar os cuidados necessários e pedir a Deus que nada de ruim me aconteça afirma uma vendedora que não quis se identificar.

Nas imagens, é possível ver também uma longa fila de carros do lado de fora, o que chega a causar congestionamento no trecho da rodovia.

No Calçadão, mais exemplos de desrespeito com as normas: lojas de roupas, bares, lojas de eletrodomésticos, sorveterias e lojas de acessórios de celular são alguns comércios flagrados em funcionamento nesta quarta. Alguns comerciantes até tentam evitar as aglomerações no interior dos estabelecimentos e organizam filas na área externa, mas que não respeitam o distanciamento necessário e causam, da mesma forma, mais aglomerações.

Até vejo lojistas oferecendo álcool gel para higienização das mãos ou verificando a temperatura corporal dos clientes. Mas mesmo assim é um cenário assustador. Parece véspera de Natal, as pessoas estão indo em massa para a rua  afirma um morador.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso da Procuradoria Geral do Município (PGM) de Duque de Caxias contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), que suspendeu a volta das atividades comerciais na cidade. O município já tinha recorrido, sem sucesso, na 10ª Câmara Cível do TJ-RJ.

E a decisão do TJ-RJ também impôs ao prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, o pagamento de uma multa no valor de R$ 20 mil por descumprir a decisão judicial que determinou a manutenção das medidas de isolamento social no município. No entanto, a prefeitura informou que a 10ª Câmara Cível deferiu o efeito suspensivo da multa. “Dessa forma, está suspensa a vigência da mesma até decisão final.

Fonte: Jornal Extra

 

5.

Além disso, verifique

SEMANA COMEÇA COM CHUVA NO RIO E ALERTA PARA REGIÕES SERRANA E LAGOS

Cidades como Magé, Guapimirim, Duque de Caxias e Nova Iguaçu também entram em estado de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *