Estado tem 123 casos suspeitos da doença, segundo Secretaria de Estado de Saúde.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, nesta segunda-feira, que subiu para oito o número de casos confirmados de coronavírus no Rio. Além de uma paciente em Barra Mansa e duas no Rio de Janeiro que já haviam sido divulgadas pela secretaria, a SES confirmou nesta segunda-feira cinco novos casos do Covid-19. Os novos pacientes são três homens (de 27, 42 e 70 anos) e duas mulheres (de 56 e 61 anos) que residem em Niterói (1) e Rio de Janeiro (4). Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável, segundo a pasta.
De acordo com a Saúde, os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar.
“Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, explica Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde.
O secretário esclarece ainda que técnicos da SES analisam o comportamento do vírus no Hemisfério Sul, como grau de transmissibilidade e letalidade.
O número de caso suspeitos no estado são 123. Os locais de residências foram identificados da seguinte maneira:
Angra dos Reis (2); Barra Mansa (7); Barra do Piraí (3); Belford Roxo (1); Duque de Caxias (2); Itaboraí (1); Maricá (2); Mendes (2); Niterói (18); Petrópolis (2); Pinheiral (1); Resende (2); Rio Bonito (1); Rio das Flores (1); Rio de Janeiro (58); São Gonçalo (4); São Pedro da Aldeia (1); Teresópolis (1); Valença (3); Volta Redonda (3); pacientes que voltaram do exterior (7); local de residência em investigação (1).
Organização da resposta a um possível surto
– Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.
– Nível de Ativação 1 – Transmissão autóctone de Coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
– Nível de Ativação 2 – Transmissão sustentada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal O Dia
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
