Segurança Pública: Magé e Guapimirim registram diminuição de índices de criminalidade e violência nas cidades

Área de atuação do 34º BPM, Magé e Guapimirim, registram quedas de criminalidade. 

Os índices de criminalidade de Magé e Guapimirim, tiveram redução significativas no período de janeiro de 2018 a junho de 2019.  Dados registrados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), referentes a AISP 34, foram divulgados está semana e incluem três itens de maior impacto paras as comunidades dos município.

No gráfico acima, a redução de letalidade violenta, um dos indicadores estratégicos de criminalidade que compõem o Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultadoshomicídio dolosomorte por intervenção de agente do Estado,  latrocínio (roubo seguido de morte) e  lesão corporal seguida de morte, apresentou queda de 27, 9%, passando 86 para 62, casos no período.

Outro indicador importante, roubo de veículos na área do 34º BPM, teve a maior  queda dentre os três itens divulgados. Foram 206 registros de roubos no período em 2018, comparados com 132 casos no mesmo período em 2019, apresentou 35,9% de baixa. Vale ressaltar que na hora de contratar um seguro auto, é necessário preencher um cadastro de risco, é por meio destes dados que a seguradora consegue entender os riscos ao veículo e estabelecer os custos dessa proteção.

Comuns nos distritos de maior concentração de bancos, estabelecimentos comerciais e serviços do município,  primeiro e sexto distritos de Magé, Inhomirim-Piabetá e Centro de Magé, os roubos de rua, apresentou queda de 29,8% dos casos registrados nas delegacias da área de cobertura do 34º batalhão, compreendendo as unidades da 65ªDP de Magé, 66ª de Piabetá e 67ª de Guapimirim.

Os números ainda parciais, demonstram o empenho dos agentes de segurança no município, que contam com integração de trabalho de inteligência e comprometimento dos policiais do 34º BPM, Polícia Civil, dos Conselhos Municipais de Segurança, Guapimirim e Magé, que realizam um trabalho importante, mantendo reuniões regulares e discutindo estratégias de combate a ações de criminalidade.

Uma característica peculiar no policiamento das cidades é sem dúvidas a integração dos órgãos responsáveis pela manutenção da ordem nas duas cidade. O atual comando do 34º batalhão, Tenente Coronel Eric, tem demonstrado a eficácia da atuação dos agentes de segurança nos municípios, atuando com rapidez na solução de casos pontuais, tendo reconhecimento das autoridades, com agradecimentos público da Câmara municipal de Magé e Guapimirim, pelos serviços relevantes prestados, reconhecimento esses traduzidos na desaceleração e contração de criminalidade.

Outros critérios são relevantes ao monitoramento de áreas: iluminação pública; taxa de homicídios; acidades de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito. Itens que incidem diretamente na administração da segurança pública e devem ser creditados a administração pública municipal. O prefeito de Magé, Rafael Tubarão, tem a atenção voltada para melhoria dos bairros de Magé, disponibilizando colaboração efetiva da sua gestão para diminuição de incidência de criminalidade.


A análise por AISP (Áreas Integradas de Segurança Pública, correspondentes à área de um Batalhão da Polícia Militar), que nas cidades de Magé e Guapimirim são representados pelo 34º BPM. 


Antonio Alexandre – Magé | Online – Guapi | Online.com 

 

 

Além disso, verifique

CAMINHÃO ROUBADO EM DUQUE DE CAXIAS É RECUPERADO PELA SEGURANÇA PÚBLICA DE GUAPIMIRIM

Centro de Monitoramento identificou a entrada do veículo e acionou agentes do Proeis e da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *