Investigação aponta para a fraude em escritura de imóveis em cartório. CRECI intensifica fiscalização no Estado.
O Ministério Público do Rio (MPRJ) realizou, na sexta-feira (31), operação contra uma organização criminosa especializada em falsificar documentos. A ação é do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o TJRJ.
A investigação aponta a fraude em escrituras públicas lavradas no 14º Ofício de Justiça da Comarca de Niterói, no Fonseca.
A investigação ocorre em três frentes
- solicitação de certidões de atos fraudados
- requerimento de título registrado em escritura fraudada
- compra de imóvel cuja escritura foi fraudada.
Um dos suspeitos solicitou ao cartório a entrega de certidões relativos a imóveis em Jacarepaguá. Outro integrante do grupo solicitou certidões sobre o teor de escrituras falsificadas.
A movimentação chamou a atenção do responsável pelo 12º Ofício de Registro de Imóveis da Capital, em Campo Grande, que fez a denúncia. O dono do cartório de Niterói verificou a existência de diversas escrituras públicas fraudadas e lavradas no seu estabelecimento.
MP-RJ no combate a falsificadores
As operações ocorrem em Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Estado, e em Campo Grande e Jacarepaguá, Zona Oeste da capital. O objetivo é cumprir 8 mandados de busca e apreensão nos locais utilizados pelo esquema.
CRECI EM AÇÃO

Em outras iniciativas de fiscalização, o CRECI-RJ, combate atuação de falsos corretores.
Nos dias 27 e 28 de maio, A fiscalização do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) realizou operações contra o exercício ilegal da profissão em Duque de Caxias e Magé, objetivando combater o exercício ilegal da profissão e proteger a sociedade de uma possível negociação imobiliária por pessoas não habilitadas, evitando transtornos futuros, além de valorizar o verdadeiro corretor de imóveis.
Nesta operação da entidade, entre estandes, escritórios e empresas foram 49 visitas, com 12 autuações pelo exercício ilegal, 11 notificações e outras autuações diversas.
Neste ano, até abril, mais de 1.200 autuações pelo exercício ilegal da profissão foram lavradas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Ajude ao Creci no combate a falsos corretores:
O Creci-RJ disponibiliza diversos canais para encaminhamento de denúncias:
Portal: www.creci-rj.gov.br, link Apresentação de Denúncias
Tel: (21) 3514-1835/ (21) 3514-1836
E-mail: fiscalizacao@creci-rj.gov.br
Whatsapp:(21) 99103-213

Antonio Alexandre, Magé/Online.com – Notícias
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
