Ínicio / Destaque / Deputado quer prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores até 2022

Deputado quer prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores até 2022

Proposta foi apresentada durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília realizada na última semana.

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo o país, que estão previstos para serem concluídos no ano que vem, até 2022. Apresentada durante a Marcha dos Prefeitos na última semana, em Brasília, pelo deputado federal Rogério Peninha (MDB-PR), a PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (12).

Publicidade

O prefeito de Moema e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, disse que os prefeitos que estiverão presentes na Marcha dos Prefeitos foram unâmimes em apoiar a proposta e afirma que ela é positiva em termos financeiros e políticos para o país.

Entretanto, para o advogado e especialista em direito constitucional Lucas Paulino, a PEC pode vir a ser considerada inconstitucional por ir contra cláusulas pétreas da Constituição Federal.

Essa PEC pode ser considerada inconstitucional por violar a cláusula pétrea do princípio republicano que determina eleições periódicas, prevista no art. 60, parágrafo 4º, inciso II da Constituição. A Constituição estabelece que a duração do mandato é de quatro anos. Não se pode mudar as regras do jogo no meio do jogo, sob risco de atentar contra a segurança jurídica e o princípio democrático, visto que os eleitores autorizaram os eleitos a governar por quatro anos. Caso queiram modificar a duração do mandato, para ser válido, tem que ser para a eleição seguinte”, apontou Paulino.

O prefeito de Moema e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, disse que os prefeitos que estiverão presentes na Marcha dos Prefeitos foram unânimes em apoiar a proposta e afirma que ela é positiva em termos financeiros e políticos para o país.


Fonte: Portal de Minas

 

Além disso, verifique

CANTOR J. NETO SEGUE INTERNADO NO HOSPITAL EM GUAPIMIRIM APÓS SOFRER INFARTO

Em nota, gravadora do artista gospel disse que não há previsão de alta.   O ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *