Ínicio / Destaque / Água fica verde em barragem e moradores de cidade da Serra do RJ têm abastecimento reduzido

Água fica verde em barragem e moradores de cidade da Serra do RJ têm abastecimento reduzido

Concessionária suspendeu captação de água do local.

Fenômenos naturais evidenciam comportamentos diferentes de autoridades em torno de problemas relacionados ao abastecimento de água em cidades da região serrana. Recentemente, um problema de queda de barragem no rio onde é feita a captação de água da Empresa Fontes da Serra, concessionária que opera o fornecimento de água potável da cidade, motivou o prefeito de Guapimirim, através de declarações nas redes sociais, suspender o contrato com a Fontes da Serra e colocar a Cedae para operar os serviços, iniciativa que vem sendo discutida no Legislativo através de uma comissão instaurada pela mesa diretora da casa de leis para acompanhar o processo. 

Publicidade 

Dois pesos e Duas medidas. 

Uma postagem feita pelo prefeito de São Sebastião do Alto, na Região Serrana do Rio, mostra a água da barragem Rio Grande com cor verde. Segundo Tavinho Rodrigues, a água está imprópria para o consumo e a concessionária Cedae suspendeu o abastecimento da barragem.

Nos dois eventos, semelhantes e relacionados com os fenômenos naturais, a Empresa Cedae, que segundo autoridades de Guapimirim seria a salvadora da pátria para minimizar o problema de abastecimento de água na cidade, parece não conseguir solucionar o problema que é de sua competência, mas foi apontada para resolver o problema do vizinho.

De acordo com a Prefeitura, a Cedae e o município estão reativando poços antigos e uma nascente perto de um mosteiro.

Na postagem, o prefeito pede que os moradores economizem água e afirma que caminhões pipas vão ajudar no reabastecimento.

Por meio de nota, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) informou que não há desabastecimento generalizado no município de São Sebastião do Alto, apenas houve uma redução da pressão na rede, uma vez que a Cedae não está utilizando água da referida barragem.

A concessionária disse que ações operacionais estão sendo realizadas para reforçar o abastecimento por meio de manobras e apoio de carros-pipa para serviços essenciais e clientes adimplentes.

A empresa também orienta que os clientes utilizem água de forma consciente e disponham de sistema de reserva interior (caixa d’água ou cisterna) adequado ao imóvel.

A Cedae e a Prefeitura ainda não informaram sobre as causas do problema na barragem.

Nesse caso, “causas do problema na barragem,” a empresa Fontes da Serra, demostrou maior eficiência e rapidamente operou para normalizar o abastecimento da cidade. Todavia como diz o ditado: ” A Grama do vizinho é muito mais verde, até que descobrimos que é artificial.” 

Guapi/Online.com

Além disso, verifique

ENEL PODE TER CONCESSÃO SUSPENSA NO BRASIL

Alexandre Silveira acusa Aneel de inação e diz que não há “qualquer indicativo” de renovação ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *