Comissão estuda ampliação da Apa Guapimirim

Região também pode ganhar área de preservação estadual da Baía de Guanabara.

screen-10.02.22[08.12.2015]

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) criada para discutir a despoluição da Baía de Guanabara vai avaliar a possibilidade de expansão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim. A área é uma unidade de conservação federal criada em 1984, localizada no Recôncavo da Baía de Guanabara, na Região Metropolitana e é considerada por pesquisadores como um importante e bem-sucedido local de preservação da Baía.

Segundo o presidente da comissão, deputado Flávio Serafini (Psol), além da expansão da APA de Guapimirim, o grupo também considera a criação de uma área de preservação estadual da Baía de Guanabara: “Estamos estudando duas possibilidades. Uma de provocar o governo federal para expandir a de Guapimirim, que é um exemplo de APA para todo o Brasil, e outra de criar uma área de preservação ambiental estadual que parta do limite da APA de Guapimirim e se amplie para outras regiões da Baía de Guanabara. Iremos debater estas propostas em novas reuniões da Comissão”, afirmou Serafini.

IMG_1463-614x460
De acordo com o consultor de planejamento de parques e áreas protegidas, Paulo Bidegain, a criação e expansão de áreas de proteção não são importantes apenas para o meio ambiente, mas também para a economia do estado: “Locais de preservação também geram muitos empregos e atraem visitantes”, disse Paulo. O consultor sugeriu à comissão a elaboração de um projeto de lei para a criação de uma área de proteção ambiental estadual da Baía de Guanabara e mares adjacentes.

Para o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Paulo Schiavo, o incentivo à criação de novas áreas de preservação é fundamental para a sobrevivência da Baía: “O Inea administra, hoje, 31 unidades de conservação estaduais, sendo 16 de proteção integral e 15 de uso sustentável, totalizando cerca de 400 mil hectares de área protegida. Mas não adianta criar áreas de preservação em alguns pontos da Baía, por exemplo, se em todo o resto dela não houver fiscalização. Esperamos que o discurso avance e novas áreas de proteção possam ser elaboradas”, disse Paulo.

apa

Sem previsão
O chefe da Estação Ecológica da Guanabara (Esec), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Klinton Senra, afirmou que ainda não há estudos do órgão para uma possível expansão da APA de Guapimirim, mas valorizou o debate ocorrido na comissão: “Não existe ainda um movimento do Instituto, que é de âmbito federal, para uma expansão da APA ou para a criação de novas áreas de conservação no momento, mas estamos ouvindo a sociedade civil e outros órgãos ligados ao meio ambiente para um possível futuro projeto”, disse Klinton. Os deputados Nivaldo Mulim (PR) e Tiago Mohamed (PMDB) também participaram da reunião.

MGT
Fonte: Net Diario

Além disso, verifique

RODRIGO BACELLAR É PRESO PELA PF POR SUSPEITA DE VAZAR INFORMAÇÕES SOBRE OPERAÇÃO QUE PRENDEU TH JOIAS

A defesa de Bacellar ainda não se manifestou. A Polícia Federal prendeu, na manhã desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *