Entenda o que levou Teresópolis, RJ, à eleição suplementar neste domingo

Com a desistência do ex-prefeito, Mário Tricano, de uma liminar que o mantinha no poder, o TRE-RJ convocou novas eleições.

Eleitores de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vão às urnas neste domingo (3) para eleger um novo prefeito e vice. A eleição suplementar foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), depois que o ex-prefeito, Mário Tricano (PP), desistiu de uma liminar que o mantinha no poder.

A desistência de Tricano foi protocolada no dia 23 de março deste ano, no Tribunal Superior Eleitoral (TRE), depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que ampliou a condenação de três para oito anos de inelegibilidade a políticos condenados eleitos antes de 2010, quando a Lei entrou em vigor.

A condenação de Mário Tricano por abuso de poder ocorreu nas eleições de 2008. Por meio de nota oficial, ele disse que respeitou a decisão do STF.

No dia 18 de abril, o TRE divulgou que as novas eleições aconteceriam neste domingo. Ao todo, nove candidatos disputam a eleição.

Nesta semana, o TRE indeferiu a candidatura de Carlos Dias (DEM),porque ele descumpriu o prazo de 3 de dezembro de 2017 para fazer a transferência do domicílio eleitoral. Porém, em nota, o candidato disse que entrou com recurso e vai concorrer a eleição neste domingo.

Ainda segundo o TRE, 125.908 eleitores estão aptos a votar neste domingo (3). A eleição suplementar vai ocorrer das 8h às 17h, com reforço no policiamento.
Fonte: G1

Além disso, verifique

Incursão Policial no Bairro Lagoa, em Magé, tem relatos de prisões e apreensão de drogas

Até o momento, não há relatos de mortos ou feridos confirmados oficialmente. Uma operação policial …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *