Ínicio / Últimas Notícias / Petrópolis registra 9 ocorrências entre a noite do último sábado e madrugada de domingo

Petrópolis registra 9 ocorrências entre a noite do último sábado e madrugada de domingo

Casal morre soterrado após deslizamento.

Um casal morreu soterrado por uma barreira em Petrópolis na manhã deste domingo. O caso aconteceu por volta das 9h50 na Rua Ângelo João Brand, no bairro Alto Independência. Após mais de três horas de buscas, às 13h20, o Corpo de Bombeiros encontrou os corpos das vítimas, identificadas como Eloitison Antônio S. (44 anos) e Maria Aparecida S. (34 anos).

 De acordo com a Defesa Civil, 39 ocorrências foram registradas por conta da chuva, entre a noite do último sábado e a madrugada deste domingo. Destas, 28 foram por deslizamentos de terra. Em caso semelhante, uma residência foi atingida na Rua Boa Vista, no bairro da Posse. Porém, ninguém ficou ferido. Os demais deslizamentos foram de pequeno porte.

No sábado, sirenes foram acionadas em diversos bairros. A orientação da prefeitura é que as pessoas que vivem em áreas de risco se abriguem em locais seguros quando houver sinal de alerta. Há pontos de apoio nos bairros Independência, Quitandinha – Espírito Santo, Ceará e Amazonas, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Vila Felipe e Sargento Boening.

Neste momento, a Defesa Civil está em estágio de vigilância. Na nota, a secretaria informa que “existe possibilidade de chuva a qualquer momento neste domingo”. E orienta a população a “ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado”.

Em função da chuva dos últimos dias, o prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, decretou situação de emergência. O decreto oficializa a ocorrência do desastre natural e permite que a União, ao reconhecê-lo, repasse recursos para ações de resposta, restabelecimento e reconstrução.

O Ministério da Integração informou que o município precisa elaborar um Plano Detalhado de Resposta (PDR) para solicitar recursos para ações desse tipo. Para solicitações de reconstrução, deve ser apresentado um Plano de Trabalho e um relatório de diagnóstico, no prazo de 90 dias da ocorrência do desastre. É com base nesses documentos que a Defesa Civil Nacional define o valor do recurso a ser disponibilizado para a execução das ações.

De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, será consolidado um relatório com os prejuízos que o município sofreu nesta segunda-feira. A partir deste documento, o Ministério da Integração poderá fazer uma analisar e definir o montante que será destinado à cidade. Apenas aos produtores rurais, o prejuízo estimado é de R$ 5 milhões.


Fonte: Jornal O Globo 

Além disso, verifique

POLÍCIA CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO CONTRA PESSOAS LIGADAS AO ESCÂNDALO DOS ÓRGÃOS TRANSPLANTADOS COM HIV

Duas pessoas foram presas até o momento. A Polícia Civil tenta prender quatro pessoas no ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *