Após polêmica do novo batismo, “Guapi” perde força no marketing institucional.

Bem que tentaram, mas quem nasce em Guapimirim é guapimiriense. Pelo menos é o que percebemos ao transitarmos na Avenida Dedo de Deus, endereço da nova sede da Prefeitura Municipal da cidade.
Após as eleições majoritárias no município, o prefeito vencedor das eleições, rebatizou o nome da cidade seguindo o processo de redução da palavra, o que automaticamente causou certo desconforto nos mais conservadores munícipes. O processo de redução da palavra extraído sua formação inicial, Guapimirim para Guapi, mudou também o tratamento gentílico dos cidadãos, aludindo aos nativos da terra, os gentílicos, também chamados, quando adjetivos, adjetivos pátrios, são uma classe de palavras que designam um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência, “guapiense,” sequer encontra reconhecimento na (lexicografia), conjunto de aceções e exemplos respeitantes a um vocábulo em um dicionário, enciclopédia ou glossário.
A saber:
O nome “Guapimirim” tem sua origem num acampamento de índios que viviam em torno de uma nascente na região do Vale das Pedrinhas. Quando foi oficialmente fundada, em 1674, a localidade ganhou o nome de “Nossa Senhora d’Ajuda de Aguapeí Mirim“. Com o tempo, o topônimo foi abreviado para “Guapimirim”. Portanto, o topônimo atual “Guapimirim” é originário do termo tupiagûapé’ymirim, que significa “rio pequeno dos aguapés .” O rio que deu nome ao município era o local por onde as tropas passavam, levando mercadorias para o sertão das Minas Gerais, de onde traziam ouro e pedras preciosas.
Todavia como demostra a ilustração acima da nova sede da administração do poder executivo municipal, parece que foi restabelecida a forma inicial batizada pelos Timbiras, índios que povoavam a região no século XVII.

Portanto, aos guapimirienses de nascença e aos que adotaram a cidade como lar, nossas congratulações ao reconhecimento da verdadeira identidade adotada pelos verdadeiros filhos da cidade.
Antonio Alexandre, RedeTV+
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
