Ínicio / Últimas Notícias / MPRJ exige soluções imediatas para crise da saúde em Teresópolis

MPRJ exige soluções imediatas para crise da saúde em Teresópolis

Apoio técnico e de gestão foi solicitado para garantir pleno funcionamento.

mprj

A crise da saúde pública no município de Teresópolis, Região Serrana do Rio, foi o tema de uma reunião entre promotores de Justiça e representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município, realizada esta semana no Centro do Rio. No encontro, foi discutido um plano de emergência para solucionar os problemas no atendimento da UPA e do Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano, principal prestador de serviço do SUS na cidade. Promotores da coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Saúde (CAO Saúde) e da infância e da Tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis solicitaram à Secretaria de Estado de Saúde apoio técnico e de gestão para garantir o funcionamento das duas unidades.

Em vistoria realizada no último dia 3, na UPA, técnicos do MPRJ constataram péssimas condições de higiene e limpeza, superlotação dos pacientes internados, demora no atendimento, além da ausência de acolhimento e classificação de risco. No último dia 28, a Unidade de Pronto Atendimento chegou ser fechada por falta de medicamentos e só foi reaberta após recomendação do MPRJ.

Já o Hospital das Clínicas de Teresópolis tem se recusado a atender parte dos pacientes transferidos da UPA e a realizar atendimentos de emergência de clínica médica, alegando falta de repasse de recursos da Prefeitura. Os problemas no serviço de saúde no Município se agravaram com a crise política deflagrada por irregularidades na gestão do prefeito Arlei Rosa, que culminou na cassação do seu mandato no dia 29 de outubro pela Câmara de Vereadores.

O secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, comprometeu-se a disponibilizar o Corpo Técnico do Estado para auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde na fiscalização dos contratos com os prestadores de serviços de saúde complementar e no apoio para capacitação dos servidores municipais em regulação e avaliação, entre outros compromissos.

MGT
Fonte: G1

Além disso, verifique

PRESO FOGE DE DELEGACIA PELO BURACO DO AR-CONDICIONADO EM NITERÓI

Polícia Civil abre sindicância para apurar o caso. A Polícia Civil abriu uma sindicância para ...

Um Comentário

  1. ComercialData.com.br

    Estou entrando em contato para informar que já está disponível o Anuário de Empresas Brasileiras 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *