Segundo o centro, foi registrada queda de 40% nas doações.
O Hemorio convoca a população para doar sangue. Com o feriado prolongado, a unidade registrou queda de 40% nas doações voluntárias e a situação se agravou devido ao acidente com um ônibus, ocorrido na manhã de domingo (6), em Paraty, que deixou mais de 60 feridos e 15 mortos.
A unidade enviou bolsas disponíveis do seu estoque para hospitais da região de Angra dos Reis, onde a maioria dos feridos foi atendida. A coordenadora de hemoterapia da unidade, Esther Lopes, ressaltou a importância da manutenção das doações.
— Para prevenir possíveis emergências como a ocorrida no dia de ontem, precisamos repor nossos estoques.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas. A unidade funciona todos os dias, de 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na rua Frei Caneca, número 8, no centro do Rio.