O risco de chover forte no estado do Rio já começa a aumentar a partir da noite desta quarta-feira.
A previsão é que as pancadas de chuva forte voltem a ocorrer no Grande Rio e na Região Serrana .
As áreas de instabilidade que já estão sobre o estado do Rio vão ser reforçadas no decorrer do dia pela aproximação de um cavado que avança sobre a Região Sul.
O cavado é uma região na atmosfera onde o fluxo de ar e os ventos tendem a fazer um movimento ciclônico, no sentido horário.
No caso do estado do Rio de Janeiro, a aproximação do cavado, junto com ar muito úmido e quente que já está sobre a Região Sudeste vai fazer com que mais nuvens carregadas se formem no decorrer desta quarta feira especialmente no sul do estado do Rio. Por isto, o risco de chuva forte ainda é alto para a Costa Verde e Sul Fluminense.
Nova frente fria
Uma nova frente fria e passa pelo litoral sul do estado do Rio de Janeiro entre quarta e quinta-feira, 19 de janeiro. Como as outras frentes frias de janeiro até agora, esta frente fria também é fraca e não vai causar grande queda da temperatura, mas vai colaborar para deixar o tempo mais instável.
O risco de chover forte no estado do Rio já começa a aumentar a partir da noite desta quarta-feira, mas a chuva ainda não deve chegar aos Lagos e nem ao Norte/Noroeste Fluminense.
Na quinta-feira, 19, a chuva deve ser generalizada sobre o estado do Rio e há risco de temporais em todo o estado do Rio de Janeiro.
A quarta feira será bastante abafada na capital e nas demais regiões do estado.
Com o retorno da chuva com moderada a forte intensidade, quase todos os rios da região serrana fluminense monitorados pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro, voltam a subir e entram no estágio de “atenção”.
A meteorologista Josélia Pegorim mostra um panorama da distribuição e do volume de chuva esperado para o Brasil para a segunda quinzena de janeiro de 2017.
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!



