Em caso de tempo nublado, o ideal é sair imediatamente da água.
As pessoas que frequentam cachoeiras, nesta época de altas temperaturas e fortes chuvas – devem redobrar os cuidados. Na região, cidades como Guapimirim, Magé e outras localidades, que costumam receber muitos visitantes em busca de lazer no verão.
Em caso de tempo nublado, o ideal é sair imediatamente da água. Mesmo com sol, provavelmente já está chovendo em algum ponto, e a água se acumula, arrastando pedras e qualquer pessoa que esteja no caminho. Os banhistas devem perceber se a água está ficando turva e galhos e folhas estão aparecendo na superfície. Ela vem carregando tudo o que encontra, fazendo a tonalidade mudar. Além disso, é bom observar se o volume não está aumentando. Todos esses fatores devem ser antecipados para evitar as vítimas
Alerta ao banho de Cachoeira.
Em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio, é comum ocorrerem os fenômenos tromba d’água e cabeça d’água , o que torna-se um perigo aos banhistas desavisados.
Entenda melhor:
O Serviço de Meteorologia explica que a tromba d’água é a chuva forte que cai localizada, por no máximo meia hora, e que provoca enchente na cabeceira de um rio.
Já a cabeça d’água é um fenômeno proveniente da chuva que cai em um determinado lugar, principalmente em serras, e aumenta o nível de água, podendo provocar uma enchente. Este tipo de fenômeno se forma quando há forte calor e alta umidade do ar, muito comum em Guapimirim.
Pode até estar fazendo sol em alguma parte do rio, mas se na cabeceira estiver chovendo, essa água pode descer pela nascente com muita intensidade e ir arrastando tudo que vê pela frente.
Fiquem atentos aos seguintes sinais:
Nuvens na serra, aumento de correnteza, folhas e galhos descendo pela cachoeira.
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!




