Ainda de acordo com Marcus Vinícius, em três dias foram contabilizadas nove vítimas de roubo e quatro mulheres estupradas na Barra.
Um homem que invadia condomínios de luxo na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, e estuprava moradoras foi preso numa operação conjunta entre as Polícias Civis carioca e baiana. Raimundo Linhares Gomes, de 34 anos, foi capturado no último dia 19, em Vitória da Conquista, na Bahia. Além da capital do Rio, ele agia também na Região dos Lagos, segundo as investigações.
O delegado Marcus Vinícius Braga, titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), disse que, de acordo com as investigações realizadas em conjunto com a 118ª DP (Araruama), Raimundo atuava em diversas regiões do estado do Rio. Na Barra, ele invadia mansões entrando por terrenos de mata nos fundos dos condomínios. Em seguida, amarrava os moradores e estuprava as mulheres na frente de seus parentes, “demonstrando um comportamento frio e repugnante”, ressaltou o policial.
– Uma pessoa dessa não pode conviver em sociedade, em momento algum. Não bastava estuprar. Ele tinha que humilhar bastante. Os relatos (das vítimas) são impressionantes – disse ele.
Ainda de acordo com Marcus Vinícius, em três dias foram contabilizadas nove vítimas de roubo e quatro mulheres estupradas na Barra – em todos esses crimes Raimundo já foi identificado como autor. Ele ainda é suspeito em outros cinco casos.
Num dos assaltos na Barra, somente não houve estupro porque não havia mulheres na casa. Mas o suspeito, de acordo com o delegado, perguntou: “Cadê a sua esposa? Cadê a sua filha?”.
– A prisão de Raimundo é de grande importância para a Polícia Civil, pois eventuais vítimas se sentirão encorajadas a comparecerem à delegacia e denunciarem os crimes sofridos. Um homem como ele não pode sair (da prisão). É fundamental a denúncia – disse Marcus Vinícius.
O delegado Luiz Henrique Pereira Marques, da 118ª DP, contou que Raimundo agia da mesma forma na Região dos Lagos: invadia casas e estuprava mulheres. Em alguns casos, ele se identificava como Luciano – tanto para vítimas quanto para cúmplices. Segundo a polícia, quando atuava sozinho Raimundo apenas roubava, mas quando agia sozinho, roubava e estuprava. Três integrantes do bando dele já estão presos.
Monitoramento
Raimundo vinha sendo monitorado pela agência de inteligência da Polícia Civil do Rio. Após fugir do Rio, ele foi para São Paulo. De lá, seguiu de ônibus, com a mulher e o filho, para Alagoas. Os investigadores identificaram o trajeto do coletivo e entraram em contato com a Polícia Civil da Bahia, que interceptou o veículo em Vitória da Conquista. Raimundo, então, recebeu voz de prisão. Com ele foram encontrados um revólver calibre 38, munição e parte de joias roubadas.
– Ele foi preso com vários pingentes. Cada um deles representava uma vítima. Ele pendurava (os pingentes) como troféus – disse o delegado Marcus Vinícius.
O suspeito ainda tentou escapar do flagrante usando a carteira de identidade do cunhado, mas não conseguiu. Raimundo possui mandados de prisão expedidos em Pernambuco e Sergipe, sendo que, em alguns casos, como o nome falso de Luciano. Ele é também acusado de roubos e estupros no Rio Grande do Norte e na Paraíba.
A Polícia Civil do Rio pede a eventuais vítimas que procurem a delegacia e denunciem o crime. Outra opção é fazer contato com a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones (21) 2334-8823, (21) 2334-8835 e pelo chat https://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br/.