Ínicio / Cidade / Política em Guapimirim mobiliza dois grandes partidos na disputa do poder local

Política em Guapimirim mobiliza dois grandes partidos na disputa do poder local

PDT e PMDB, reúnem grande concentração de munícipes para ouvir propostas de pré- candidatos.

Guapi mirim

Foi iniciado o processo eleitoral em Guapimirim. Dois partidos, PDT de Zelito Tringuelê, pré-candidato a prefeito inaugurou seu comitê eleitoral na sexta-feira (01/06), reunindo grande números de eleitores da cidade. No sábado (02/06), foi a vez do PMDB, que lotou a casa da pré-candidata Ismeralda Rangel, com o direito a apoio reforçado de dois deputados federais, Zé Augusto Nalin e Wilson Bezerra ambos do PMDB, que em discurso inflamado declararam que caminharão ao lado da candidata do partido rumo a vitória.

Na próxima semana, a cidade espera a manifestação do PSDB, representado pela pré-candidata Marina do Modelo, escolhida pela atual gestão para disputar o pleito eleitoral majoritário em outubro.

A cidade ainda tem na maioria de seus moradores, um grande número de indecisos na escolha do representeante que governará Guapimirim nos próximos 4 anos.

O processo se inicia com a tendência clara que PDT e PMDB, concorrerão em disputa acirrada, Zelito que lidera as enquetes, estacionou, enquanto Ismeralda teve crescente número de adesões. O PSDB, sofre com a rejeição da atual gestão, já que o partido é aliado do governo e pode comprometer a ascensão da candidata ao cargo máximo do poder executivo.

Conheça o perfil dos candidatos 

Candidatos 4

A partir do dia 1º de julho não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão.

Condutas vedadas

Três meses antes das eleições, a partir do dia 2 de julho, os agentes públicos ficam proibidos das seguintes condutas:

Nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, remover, transferir ou exonerar servidor público, ressalvados os casos de: nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança; nomeação para cargos do poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República; nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2016; nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do chefe do Poder Executivo; transferência ou remoção de militares, de policiais civis e de agentes penitenciário;

– realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou de serviço em andamento e com cronograma prefixado e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.

Também a partir dessa data é vedado aos agentes públicos das esferas administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleição:

– com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral;

– fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

Ainda é vedada a realização de inaugurações, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e o comparecimento de qualquer candidato a inaugurações de obras públicas.

Eleições 2016 Guapimirim

A lista com os candidatos a vereador e prefeito nas Eleições 2016 Guapimirim deverá sair até o dia 5 de julho. Quem vota na cidade de Guapimirim, tem o direito como cidadão de participar das eleições 2016, portanto faça valer seu direito e escolha bem o seu voto. Vote consciente e com responsabilidade!

Rede
Antonio Alexandre Guapi|Online.com 

 

 

 

 

Além disso, verifique

TERÇA-FEIRA SERÁ DE CÉU CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO

O céu irá variar entre claro a parcialmente nublado. A terça-feira (08) será de sol ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *