Subida da Serra dos Ventos, entre Paranatama e Saloá, é conhecida pela dificuldade de tráfego; causas do acidente ainda são investigadas.
Um grave acidente envolvendo um ônibus de viagem deixou ao menos 15 pessoas mortas e dezenas de feridos na madrugada desta sexta-feira, na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco. Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo transportava mais de 30 passageiros quando tombou em um trecho íngreme e sinuoso conhecido como Serra dos Ventos.
O ônibus teria partido de Santa Cruz do Capibaribe (PE) com destino à cidade de Brumado, na Bahia, quando, por razões ainda desconhecidas, o motorista perdeu o controle do veículo. Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, PRF e da Polícia Civil foram mobilizadas para a região e realizaram o resgate das vítimas. Parte dos passageiros ficou presa às ferragens.
De acordo com a PRF, a quantidade final de vítimas fatais e feridos ainda está sendo atualizada, já que algumas pessoas foram socorridas por populares antes da chegada das equipes de emergência. Os feridos foram encaminhados para hospitais de Garanhuns e cidades vizinhas, alguns em estado grave.
A rodovia precisou ser parcialmente interditada para o trabalho das equipes de resgate, o que causou forte congestionamento no trecho. Ainda não há informações se o ônibus era regularizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e se estava com a documentação em dia.
Peritos do Instituto de Criminalística (IC) foram acionados para apurar as causas do acidente. Testemunhas relataram que havia neblina no momento do tombamento, o que pode ter contribuído para a perda de visibilidade. As autoridades investigam ainda a possibilidade de falha mecânica ou excesso de velocidade.
A empresa proprietária do ônibus ainda não se manifestou sobre o caso.