MARIA CORINA MACHADO É A VENCEDORA DO NOBEL DA PAZ DE 2025

“Mulher que mantem acesa a chama da democracia, em meio a uma escuridão crescente”.

Em anúncio realizado nesta sexta-feira (10/10), o Comitê Nobel da Noruega concedeu o Prêmio Nobel da Paz de 2025 à oposicionista venezuelana Maria Corina Machado, reconhecendo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos em seu país e sua luta por uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia.

Em um momento simbólico para os defensores da liberdade política, Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana, foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2025. O comitê norueguês destacou que a premiação recai sobre “uma mulher que mantém acesa a chama da democracia em meio a uma escuridão crescente,” reconhecendo seu papel como voz corajosa e unificadora frente à repressão governamental.

Machado, 58 anos, enfrenta grave hostilidade política no regime de Nicolás Maduro, foi impedida de concorrer nas eleições de 2024 por desqualificação institucional e chegou a viver em situação de clandestinidade para evitar perseguições.

O prêmio será entregue formalmente no dia 10 de dezembro, em Oslo, e inclui medalha, diploma e montante em coroas suecas.

Além disso, verifique

SOB A FÚRIA DO HIMALAIA: O DRAMA DOS ISOLADOS NO EVEREST

Equipes de resgate enfrentam frio extremo e caminhos bloqueados por neve a quase 5 mil …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *