Confira os detalhes até segunda-feira (11).
Depois de dias com tempo firme e céu aberto, o Rio de Janeiro volta a ter previsão de chuva a partir desta sexta-feira, dia 8 de agosto. De acordo com o sistema Alerta Rio, a mudança será provocada por um sistema de baixa pressão no oceano.
Nesta noite e durante a madrugada de sexta, o céu fica entre parcialmente nublado e claro, sem previsão de chuva. Os ventos sopram fracos a moderados, e a temperatura segue estável. Na madrugada, os termômetros devem registrar mínima de 13°C na região da Grande Tijuca.
Na sexta-feira, o tempo vira. O sol aparece pela manhã, mas o céu começa a nublar no período da tarde. A previsão é de pancadas de chuva isoladas a partir da noite, acompanhadas por ventos moderados a fortes, principalmente nas zonas Norte e Oeste da cidade. As temperaturas variam entre 13°C e 32°C — este último valor, esperado na Zona Norte.
No sábado (9), a instabilidade ganha força com a chegada de uma frente fria. O dia será de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada a qualquer momento. A máxima não passa de 25°C, com mínima de 14°C. Os ventos continuam moderados a fortes, especialmente nas áreas próximas ao litoral.
O domingo (10) deve manter o padrão de instabilidade. Com céu nublado e influência de umidade vinda do oceano, há previsão de chuva fraca nos períodos da tarde e noite. As temperaturas seguem em declínio, podendo chegar a 12°C nas madrugadas mais frias.
Na segunda-feira (11), o tempo ainda não se firma. O dia será nublado, com possibilidade de chuva fraca isolada entre a madrugada e a manhã. Os ventos perdem intensidade, ficando apenas moderados, e as temperaturas sobem levemente, com máxima prevista de 27°C.
Previsão por região para sexta (08/08):
- Zona Norte: Máx. 32°C / Mín. 16°C
- Centro/Grande Tijuca: Máx. 29°C / Mín. 13°C
- Zona Oeste: Máx. 31°C / Mín. 14°C
- Zona Sul: Máx. 29°C / Mín. 19°C
- Barra/Jacarepaguá: Máx. 29°C / Mín. 15°C
A recomendação é para que a população fique atenta às atualizações da previsão, evite deslocamentos em caso de chuvas fortes e procure economizar água, especialmente em bairros que ainda enfrentam instabilidade no abastecimento por conta do rompimento de uma tubulação no Maracanã.