TURISTA É RESGATADO EM FENDA EM TRILHA EM TERESÓPOLIS

Homem fazia trilha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos quando caiu entre pedras, em local de difícil acesso.

Um acidente marcou o dia de trilha de Gabriel Pessanha e dois amigos na Pedra do Sino, em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. O passeio, que faz parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, corria bem. O trio fazia o caminho de descida para o retorno quando Gabriel optou ir por outro trajeto. No percurso, acabou escorregando, bateu a cabeça e caiu numa fenda entre pedras. O local de difícil acesso foi só uma das complexidades enfrentadas pela equipe do Corpo de Bombeiros.

O turista foi resgatado bem, tirado em meio as pedras após um trabalho minucioso dos militares do 16º Grupamento de Bombeiro Militar (16º GBM-Teresópolis). Houve necessidade de utilização de recursos especiais para chegar até Gabriel. Momentos do resgate foram registrados pela equipe de salvamento.

Um dos amigos foi quem primeiro chamou o resgate, comunicando a equipe do parque. Um guarda-florestal conseguiu indicar a localização exata do turista. Para não perder tempo e ganhar agilidade, os bombeiros foram levados de helicóptero, com apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

Num reconhecimento da situação, para entender o que tinha acontecido e quais eram as melhores opções, um dos militares entrou na fenda, entre as pedras, de cabeça para baixo, sendo segurado pelos colegas, amarrado pelos pés. Embora tenha desmaiado durante o acidente, Gabriel acordou e se manteve lúcido. Os bombeiros estimulavam que interagisse, tanto conversando, como pedindo que movesse, dentro do possível e quando necessário, partes do corpo como pernas e braços.

O trabalho de resgate exigiu escavação em um trecho de terra, possibilitando que o turista não ficasse imprensado numa das pedras. A respiração de Gabriel parecia ofegante. O militar mais próximo a ele estimulava a interação e pedia calma para o resgate.

O turista foi retirado de um trecho complicado. Em outras imagens, ele aparece já fora das rochas, deitado no gramado, recebendo os primeiros-socorros ainda no alto da Pedra do Sino.

Eu não estava mais acreditando que eu ia voltar. Na situação em que eu estava, achei que eu ia ficar por ali, que ninguém ia me escutar, me ouvir. E foi Deus que guiou um amigo meu e vocês. Muito profissional vocês. A todo momento vocês mantendo a minha tranquilidade, usando o jargão de vocês, fazendo com que eu entendesse o que fosse para ser entendido para que não ficasse mais fora da caixinha lembrou o turista durante o reencontro com os bombeiros, já após ter alta médica.

Após a retirada da trilha, Gabriel foi levado de helicóptero para um hospital de referência, ainda em Teresópolis, onde foi atendido. Ele ficou muito emocionado, agradecendo a cada um dos militares, entre lágrimas e abraços, ao lembrar dos agentes que ficaram a seu lado e participaram do resgate.

Bateu o desespero. Já não imaginava sair dali com vida, porém eu tentei manter a calma e confiar em Deus, primeiramente, e nas coisas que eu aprendi sobre sobrevivência e comecei a controlar a respiração para ter um oxigênio melhor e manter a temperatura do meu corpo, porque era muito frio. Reparei que ainda era dia porque pela frestinha de luz deu para ver que tinha sol, então, sabia que, logo, logo o socorro ia chegar. Meus amigos iam dar falta e os bombeiros iam chegar e ir atrás de mim  contou Gabriel durante o reencontro.

Além disso, verifique

VEREADORA DENUNCIA TOQUE DE RECOLHER E COBRA POLÍTICAS PÚBLICAS EM PETRÓPOLIS

A denúncia parte da atuação parlamentar junto a comerciantes, juventude e turistas da cidade que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *