MORADOR DE MAGÉ CONSTRÓI CACHOEIRA SUSTENTÁVEL DE 25 M DE QUEDA E CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

A cachoeira foi construída a partir de 40 toneladas de resíduos reciclados e construtor pretende gerar empregos.

Um morador de Magé construiu uma enorme cachoeira sustentável feita com material reciclado e captação de água da chuva na Mata Atlântica do município. Com 25 metros de queda d’água, ela foi feita a partir de 40 toneladas de resíduos reciclados.

A cachoeira é o ponto central do Eco Resort Castelinho, cujo dono é André Marinho de Moraes foi ele quem construiu a queda d’água.

O material reciclado veio do projeto Águas da Guanabara, que atua na limpeza da baía. Foram usados cerca de 3 mil pneus de caminhão, garrafas pet, isopor e outros resíduos retirados da Baía de Guanabara.

A água que alimenta a queda vem de sistema próprio de captação de chuva, com reaproveitamento garantido por tratamento interno. De acordo com André, todo o processo foi desenvolvido com apoio técnico e ambiental, respeitando as normas federais e municipais.

Veja o antes e depois do lugar:

A ideia dele é unir turismo ecológico com educação ambiental e geração de emprego e renda.

“Sei a dificuldade que é arrumar emprego aqui. A ideia é criar algo que sustente, que possa ser replicado em outros lugares e que gere oportunidades para quem vive na região”, explica André.

O empreendimento foi cadastrado como área de soltura de animais silvestres junto ao Ibama e está sob acompanhamento da APA Petrópolis, unidade de conservação federal do ICMBio.

Até então, 12 mil mudas de espécies nativas e frutíferas já foram plantadas entre elas, pitangueiras, ingás e goiabeiras.
“Queremos que a nova geração cresça com a consciência de que é possível construir sem destruir”, afirma André.

No local, além da trilha da cachoeira, estão previstas oficinas, vivências escolares, um borboletário, e atividades para formação de jovens guias ambientais.

Centenas de crianças participam de circuito
 
O 1º Circuito de Educação Ambiental de Magé vai reunir 200 crianças de escolas particulares e públicas do município para visitar o local nesta quarta-feira (5), que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ação é realizada em parceria com a APA Petrópolis/ICMBio. Durante o circuito, os participantes terão acesso a seis atividades educativas ao ar livre, como:

  • Tour guiado pela cachoeira construída com resíduos reciclados
  • Oficinas de reciclagem criativa
  • Plantio de mudas nativas
  • Exposição de animais taxidermizados
  • Demonstração com serpentes
  • Apresentação da brigada de incêndios florestais

Para o chefe da APA Petrópolis, Victor Valente, a parceria com o setor privado é fundamental para ampliar o alcance da conservação.

“A APA comemora a execução dessa iniciativa com o Eco Resort Castelinho, um empreendimento sustentável com grande responsabilidade socioambiental, que proporcionará o 1º Circuito de Educação Ambiental da nossa Unidade de Conservação em Magé”, afirma.

“O contato com a natureza é insubstituível. Esse tipo de experiência tem o poder de marcar a memória afetiva das crianças e despertar nelas um senso de responsabilidade pelo meio em que vivem”, reforça Marcelo Lourenço Júnior, agente ambiental da APA.

Além disso, verifique

RODRIGO BACELLAR É PRESO PELA PF POR SUSPEITA DE VAZAR INFORMAÇÕES SOBRE OPERAÇÃO QUE PRENDEU TH JOIAS

A defesa de Bacellar ainda não se manifestou. A Polícia Federal prendeu, na manhã desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *