Limite de velocidade para motos será de 60 km/h em toda a cidade.
A Prefeitura do Rio lançou um plano de segurança para reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. A partir de junho, o limite de velocidade para as motos será de 60 km/h em toda a cidade.
O poder municipal também vai proibir a circulação de motocicletas em pistas centrais. A mudança começa no Centro do Rio, na Avenida Presidente Vargas. Os pilotos só poderão circular pelas pistas laterais. O plano prevê a implantação, também no próximo mês, na Avenida das Américas e na Avenida Brasil.
O prefeito Eduardo Paes destacou que o ano passado registrou o maior número de mortes no trânsito desde 2008. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), 723 pessoas morreram em 2024 por causa de acidentes de trânsito. O primeiro trimestre deste ano teve 185 mortes deste tipo.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de janeiro de 2023 a abril deste ano mostram que 69% dos acidentes aconteceram com motociclistas. Por ano, R$ 130 milhões são gastos com cirurgias de atendimento de pessoas que sofreram acidentes de moto.