Local ficará interditado por tempo indeterminado.
Um incêndio no camelódromo da Uruguaiana, polo de comércio popular no Centro do Rio de Janeiro, mobilizou bombeiros de 10 quartéis neste domingo (12). As chamas podiam ser vistas de diversos pontos da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu.
A Defesa Civil do Rio interditou toda a área. Por precaução, a estação de metrô da Uruguaiana também foi fechada.
A corporação foi acionada depois que uma loja no centro comercial pegou fogo. As chamas se alastraram e atingiram boxes na quadra da Rua dos Andradas com a Rua Senhor dos Passos, próximo à entrada da estação do metrô.
Nas redes sociais, o Mercado Popular da Uruguaiana publicou um vídeo do incêndio, afirmando que não há registro de feridos. Ainda segundo as informações do perfil, a quadra onde o fogo começou estava sem energia na sexta-feira (12).
A Light disse que enviou uma equipe ao local para verificar se houve impacto na rede elétrica. A Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio. O caso foi registrado na 4ª DP (Presidente Vargas) e será encaminhado para a 1ª DP (Praça Mauá). Uma perícia já foi solicitada para o local.
O subsecretário da Defesa Civil do Rio, Rodrigo Gonçalves, afirmou que todo o Camelódromo ficará interditado por tempo indeterminado, após o incêndio de grandes proporções que atingiu parte do complexo.
“A Defesa Civil vai interditar totalmente o complexo, haja vista que em 2019 o Corpo de Bombeiros já havia interditado. No final de 2024, novamente, notificou a associação. Precisamos de um local seguro e preventivo. Não vemos nenhuma canalização de incêndio, nenhum extintor. Não sabemos como está a instalação.
O major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, contou que segundo o lojista do box onde o incêndio se iniciou, a fiação de um poste em frente às lojas pegou fogo. “Na sexta-feira um transformador subterrâneo estourou e deixou as lojas da Uruguaiana sem luz”, disse.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) esteve na Uruguaiana e afirmou que a prefeitura vai ajudar na reconstrução. O político evitou apontar culpados.
“Isso não é a primeira vez que acontece. No outro governo a gente teve incêndio aqui. Não dá para dizer de quem é a responsabilidade. Agora, eu acho que aqui surge uma oportunidade para a gente fazer uma coisa mais definitiva e com mais qualidade. Eu já avisei aos comerciantes, que, infelizmente, perderam o seu comércio, que a gente vai ajudar. Todo mundo pode ficar tranquilo que a gente vai reconstruir, mas eu espero poder fazer isso de maneira mais organizada e com uma estrutura melhor”, prometeu.
Para o prefeito, o Rio tem “um belo exemplo” do que é possível fazer também na região Central da cidade. “Acho que tem um belo exemplo na cidade do Rio, que é o Mercadão de Madureira, que pegou fogo, era uma coisa meio bagunçada assim, foi totalmente recuperado e passou a ser um shopping com muita qualidade ali em Madureira.”