Operação de trânsito com o objetivo de fiscalizar e impedir ocorrências de atos ilegais.
A “Blitz Educativa” do Programa Segurança Presente em Guapimirim foi responsável pela apreensão de uma moto e consequentemente a prisão do indivíduo que conduzia o veículo.
Uma operação conjunta desenvolvida pelo Programa Segurança Presente e da Guarda Municipal, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Guapimirim, após abordagem de um elemento tentar furar a fiscalização, cujo objetivo opera na prevenção e condução educativa no trânsito, foi detido e encaminhado a 67ª DP com a devida apreensão do veículo (Motocicleta) Honda Bilz, Placa RJ-Magé KZS 5288, e seu condutor preso.
Durante as buscas de identificação, agentes constataram que a placa em tela adulterada, pertencia a um veículo Celta roubado no município de Aperibé-RJ.
Vale ressaltar que furar blitz policial pode configurar crime de desobediência ou direção perigosa, dependendo das circunstâncias. Além disso, é infração gravíssima, sujeita a multa e outras penalidades.
O elemento preso, sem identidade divulgada, poderá responder por adulteração de veículo, uma atividade criminosa que consiste em modificar ou suprimir sinais identificadores do automóvel, como o número de chassi, motor ou placas. A pena para adulteração de veículo automotor é de reclusão de três a seis anos, além de multa.
Segurança Presente e Atuante
Este tipo de ação integra o esforço das autoridades locais para combater crimes como o furto e o roubo de veículos. O programa Segurança Presente tem como objetivo intensificar o policiamento em áreas de maior incidência criminal, contribuindo para a redução da criminalidade e aumentando a sensação de segurança na população.
Reiteradas operações de trânsito na cidade de Guapimirim, vem contribuindo com a diminuição de veículos irregulares na vias, evitando motos barulhentas com escapamento adulterado, bem como possibilitando imprudências de condutores de autos.
O trânsito seguro e humanizado é um direito fundamental de todos os cidadãos, que deve ser respeitado e incorporado à cultura brasileira. Para isso, é importante que todos os envolvidos no trânsito adotem comportamentos que contribuam para a segurança e o bem-estar coletivo.