No Réveillon do ano passado, ao menos 150 pessoas relataram queimaduras na córnea após usarem o produto.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio emitiu um alerta sobre o uso de pomadas modeladoras de cabelo. O aviso ocorre porque no Réveillon do ano passado, ao menos 150 pessoas deram entrada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, com queimaduras na córnea após usarem o produto.
O secretário de saúde, Daniel Soranz, reforça a importância de verificar a certificação das pomadas junto à Anvisa: “Fiquem muito atentos em relação a utilizar somente as pomadas que têm certificação da Anvisa e que estejam nos sites da Anvisa como liberados. É muito importante porque isso evita um transtorno imenso que pode levar até a cegueira. Atenção para as pomadas de cabelo, elas nem sempre são tão inocentes quanto parecem”.
O produto é utilizado para fixar penteados, como tranças. No entanto, em contato com água a pomada pode escorrer e atingir os olhos, provocando lesões graves na córnea. Entre os sintomas estão: irritação e inchaço ocular; visão turva; cegueira temporária; e dor intensa nos olhos. Caso a pessoa sinta algum desses problemas, a orientação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.