RJ DETECTA CASOS DA NOVA VARIANTE XEC DA COVID

A recomendação é apenas reforçar os cuidados higiênicos e, em casos de sintomas gripais, procurar uma unidade de atenção primária à saúde.

Uma nova variante do vírus da Covid foi detectada no Rio de Janeiro. A XEC, como foi batizada, é uma derivação da Ômicron e vinha se espalhando em outros países.

Aqui no Brasil, os primeiros casos foram identificados pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras referentes a 2 pessoas que residem na capital fluminense e não viajaram para o exterior recentemente.

Um paciente é um homem de 45 anos de idade, que começou a apresentar sintomas em 9 de setembro. Outra é uma mulher de 61 anos que teve os primeiros sinais em 11 de setembro.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ambos se curaram depois de sintomas leves, parecidos com o de um resfriado.

Dados atuais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e do Infogripe, da Fiocruz, não indicam alta nos casos de Covid na cidade. A recomendação é apenas reforçar os cuidados higiênicos e, em casos de sintomas gripais, procurar uma unidade de atenção primária à saúde (clínicas da família ou centros municipais da saúde) para testagem.

O achado foi informado ao Ministério da Saúde. Depois de ser detectada no Rio, amostras coletadas em Santa Catarina e em São Paulo também positivaram para a XEC.

Além disso, verifique

HOMEM MORRE AO SER ATACADO POR LEOA APÓS INVADIR RECINTO EM ZOOLÓGICO DE JOÃO PESSOA

Jovem de 19 anos, conhecido como “Vaqueirinho”, tinha mais de dez passagens pela polícia e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *