Boletins de ocorrências podem ser registrados pela internet. O serviço oferecido pela Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic) está em pleno funcionamento.
O boletim online permite, inicialmente, o registro de ocorrências de perda, extravio ou roubo de celulares, documentos, carteiras, entre outros.
O serviço online está disponível tanto para moradores do Rio, Grande Rio. O documento emitido via online tem a mesma validade de um B.O registrado em uma delegacia. Mas em alguns casos, serve como pré-agendamento.
Para efetuar o registro é necessário acessar o site do Dedic da Polícia Civil: https://dedic.pcivil.rj.gov.br/Home.aspx. Em seguida, é preciso preencher um formulário disponibilizado na delegacia eletrônica.
O serviço está disponível para pessoas com idade a partir de 18 anos, que tenham CPF e o CEP do local onde mora. No caso dos turistas estrangeiros que eventualmente não possuem CPF, é necessário informar o CNPJ do estabelecimento hoteleiro onde está hospedado.
Veja como fazer o registro
Acesse o site da Polícia Civil, clique no campo “hora marcada”, selecione a opção “comunicação de ocorrência”, em seguida informe o CEP do seu endereço no Rio. Depois de registrada a ocorrência, ela será analisada por uma autoridade policial, se a ocorrência for de baixa gravidade, o B.O será disponibilizado para impressão no site.
Caso a ocorrência seja de maior gravidade, será agendada uma data para comparecimento a uma delegacia para a conclusão do boletim. Em caso de não comparecimento, o registro será cancelado. Segundo a assessoria da Polícia Civil, apenas crimes de roubo de carro e homicídio não podem ser pré-registrados.
Para ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas, acesse o BRAT (Boletim de Registro de Acidentes de Trânsito), serviço oferecido pela Polícia Militar.