A incidência de acidentes envolvendo incêndios no Brasil tem estimativa de 500 eventos diários.
Uma iniciativa de suma importância para a população o 6º distrito da cidade de Magé, aconteceu essa semana com a iniciativa do gabinete do deputado Vinicius Cozzolino, solicitando através de indicação parlamentar a instalação de Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em Piabetá.
O distrito tem a maior parte populacional concentrada na região e responde dentre outros, em um dos maiores centros empresariais, o equipamento público é de extrema importância para evitar a demora no socorro e atendimento necessários aos moradores e comerciantes.
Parlamentar nas ruas da cidade:
‘Durante minhas visitas ao comércio local de Magé constatei a importância de ter um grupamento do Corpo de Bombeiros. Conversando com empresários, comerciantes e moradores da região, entendi a importância da instalação de um grupamento na região, visto que só temos um na cidade. Esse equipamento em Piabetá vai evitar a alta espera no socorro e suprir a necessidade da população‘. Justificou o deputado Vinicius Cozzolino.
O tempo de resposta em casos de emergência será significativamente reduzido, o que poderá salvar vidas e minimizar os danos causados por incêndios, acidentes ou outras ocorrências, além de estimular o desenvolvimento econômico, pois empresários e investidores podem se sentir mais seguros ao investir em uma região que conta com um serviço de emergência eficiente e de qualidade.
Segundo estudo do governo federal, acontecem, em média, 200 mil incêndios por ano no Brasil. São mais de 500 por dia.
É perceptível que ao longo do desenvolvimento da sociedade os riscos de sinistros e desastres acompanharam na proporção do crescimento. A Instituição Bombeiro Militar é uma das grandes responsáveis por atender e coordenar as ações de prevenção e resposta às emergências e desastres, por esse motivo, sempre que uma região se desenvolve, torna-se necessária a atuação de bombeiros.
Outra justificativa da indicação é que Piabetá também fica próximo aos bairros de Fragoso, Raiz da Serra e Pau Grande, locais que ficam distantes do outro polo do grupamento.