O QUE É CHATGPT E POR QUE ALGUNS O VEEM COMO AMEAÇA ?

A inteligência artificial que conversa connosco.

Em 30 de novembro passado, enquanto o mundo começava a entrar no clima de fim de ano e tinha os olhos mais voltados para a Copa do Catar, estreava um programa que logo foi considerado um passo adiante no progresso da inteligência artificial: o ChatGPT.

Mas as consequências para a humanidade de seu uso em larga escala ainda precisam ser totalmente compreendidas.

O salto evolutivo desse novo sistema está no poder de gerar conteúdo de forma bastante coerente e também por conseguir “soar mais humano”.

Apesar de erros e falhas ainda existentes, a capacidade já demonstrada pelo programa  e seu potencial de se desenvolver ainda mais a longo prazo vem provocando não só admiração, mas também alguns temores.

Basta observar a quantidade de análises que associam o ChatGPT à palavra “ameaça”. Muitos acham que o programa parece convincente demais ao mimetizar o discurso de um ser humano e anteveem problemas.

São questionamentos sobre a possibilidade de forte ruptura em áreas como criatividade, aprendizado e educação, trabalho, segurança digital e a própria democracia, como afirmou um artigo recente no jornal The New York Times.

Segundo os autores, o que antes era uma pessoa expressando sua opinião política agora pode ser apenas um robô que gera artificialmente um argumento.

O que é o programa?

O ChatGPT é, basicamente, um robô virtual (chatbot) que responde a perguntas variadas, realiza tarefas por escrito, conversa de maneira fluida e inclusive dá conselhos sobre problemas pessoais (embora haja a advertência de que não possui esse objetivo e que as orientações passadas são genéricas. Mas ele quase sempre atende o usuário em busca de aconselhamento).

As possibilidades de geração de conteúdo são imensas.

Ele pode, por exemplo, ensinar a preparar um estrogonofe  e com um toque diferente na receita, se você especificar, dar dicas para conseguir uma vaga de trabalho, escrever poesia, trabalhos acadêmicos ou um modelo de procuração judicial e também redigir uma carta de reconciliação para um amigo de quem você se distanciou.

Além disso, verifique

GOOGLE ATIVA IA QUE ESCREVE POR VOCÊ NO WHATSAPP

Ferramenta reconhece padrões de conversa. Essa IA do Google já faz parte da rotina digital de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *