Ínicio / Brasil / LUIZ FUX PARTICIPA DA ÚLTIMA SESSÃO COMO PRESIDENTE DO STF

LUIZ FUX PARTICIPA DA ÚLTIMA SESSÃO COMO PRESIDENTE DO STF

Ministra Rosa Weber tomará posse como presidente em 12 de setembro.

O ministro Luiz Fux participará da sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (8), um dia após o 7 de Setembro. O ministro prevê fazer um discurso de despedida citando um balanço de gestão e as eleições que se aproximam.

A expectativa é que Fux também cite o Bicentenário da Independência. Fux e os presidentes do Senado Federal, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal (STF) optaram por não participar, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), das festividades na Esplanada dos Ministérios na quarta-feira (7).

Entre eles, havia um receio de que o presidente Jair Bolsonaro fizesse do desfile um evento político-eleitoral.

Próxima na fila

No dia 10 de agosto, Rosa foi eleita no Supremo com dez votos favoráveis e um contrário – é comum que o ministro que assumirá a presidência vote em seu vice, que será Luís Roberto Barroso.

Weber será a terceira mulher a presidir a Corte, depois de Ellen Gracie, a quem substituiu no tribunal, e de Cármen Lúcia. As eleições no Supremo são protocolares. Na prática, o STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. É eleito o ministro mais antigo que ainda não presidiu o STF.

A expectativa entre alguns ministros ouvidos pela CNN, em caráter reservado, é de que a gestão de Rosa Weber consiga tirar a Corte do centro das atenções e dos conflitos com outras instituições.

A ministra não tem interlocução com o meio político e, dessa forma, evitaria o contato da Corte com o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, o que geraria menos ruído.

Além disso, tem perfil mais discreto do que o atual presidente, Luiz Fux. A presidência de Rosa será mais rápida que os dois anos costumeiro: no dia 2 de outubro do ano que vem, ela completa 75 anos e se aposenta compulsoriamente. O ministro Luís Roberto Barroso, então, assumirá a presidência em seu lugar.

RedeTv+ Notícias

Além disso, verifique

PETROBRAS TROCA DIRETORIA DE SUBSIDIÁRIA APÓS BUSCA E APREENSÃO DO MP

A investigação é de suposta fraude tributária praticada por empresa comercializadora de sebo bovino. A Petrobras decidiu ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *