“Corpo mole”: Beltrame revolta PM por culpá-la pela violência no Rio

Associação pede saída do secretário.

420913

O fracasso da política de segurança pública do estado, atestado pelos últimos aumentos dos índices de criminalidade, colocou em lados opostos o secretário José Mariano Beltrame, e parte da tropa da Polícia Militar. Praças e oficiais ficaram indignados com as declarações de Beltrame ao jornal ‘Extra’, quando ele acusou a Polícia de fazer “corpo mole”.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM, Wanderley Ribeiro, defendeu a saída do secretário. “O Beltrame deveria entregar o cargo porque não tem mais condições de comandar a tropa, que está faminta”, afirmou.

2xluaobov3zat9fmakholpznv

A reportagem, Beltrame aliviou o discurso. Disse que a crise econômica é responsável pelo aumento da criminalidade e que a maioria dos policiais está empenhada em trabalhar na diminuição dos índices.

“Sempre há pessoas que não concordam com as diretrizes, mas isso não é uma coisa específica da polícia, infelizmente isso é normal, inclusive no serviço público”, concluiu. Beltrame adiantou que vai pedir às Forças Armadas que auxilie no patrulhamento da cidade durante os Jogos Olímpicos.

8lzzm7n35vhsz8gk2vwe2werl

O sociólogo Paulo Storani, que já foi oficial do Batalhão de Operações Especiais (Bope), também considera que o tempo do secretário acabou. “A permanência de Beltrame à frente da pasta de Segurança está impedindo que alguém com novas ideias e mais ousadia assuma o cargo”, afirmou Storani, para quem a situação da segurança pública vai se agravar após os Jogos , quando as tropas federais deslocadas para o estado irão embora.

Para o Coronel reformado da PM Paulo Cesar Lopes, conhecido como “Mão de Ferro”, a opinião do secretário é desprovida de bom senso. “Em termos de segurança pública ele sabe tudo de nada! Não tem preparo, não tem conhecimento de política de segurança”, reclamou.

Nas ruas, o clima entre os PMs é de revolta. O DIA percorreu diversas unidades policiais e encontrou uma tropa desmotivada e chateada com a postura do secretário. Um PM revelou que tem enfrentado tiroteios com munição que não funciona.

“A bala pontiaguda é nova e funciona. A achatada, que está sem a cabecinha, falha”, explicou o PM, exibindo os tipos de cartucho que carregava. “Eu sei que no confronto com criminosos, minha arma vai travar depois do terceiro ou quarto tiro. Vou fazer o quê? Vou morrer? O Beltrame teria que falar menos e fazer mais por nós”, protestou o PM, lotado em uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Zona Norte.

1
Fonte: O Dia

Além disso, verifique

RODRIGO BACELLAR É PRESO PELA PF POR SUSPEITA DE VAZAR INFORMAÇÕES SOBRE OPERAÇÃO QUE PRENDEU TH JOIAS

A defesa de Bacellar ainda não se manifestou. A Polícia Federal prendeu, na manhã desta …

Um Comentário

  1. A policia tinha que ser integrada com as policia federal, rodoviária e charia policia nacional uma ajudando a outra com a mesma formação, teria que ter mas autonimia para mandar bala pegou uma pessoa e a segunda passagem mada pra vala, não podemos ter leis branda pra bandido essas leis funciona na suíça onde o cara te assalta mas não te mata os nossos bandidos são verdaderos psicopatas e essas pessoas tem uma natureza tuim não temos que ter piedade eles merece os mesmos tratamento que nos dar e isto que os governantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *