Volta a chover e o espaço dos garotos na caverna fica ameaçado

Autoridades confirmam que local pode ser inundado, reduzindo a cavidade para dez metros quadrados.

As autoridades tailandesas confirmaram a suspeita de que o espaço na caverna onde o time de adolescentes está preso é passível de inundação, caso novas chuvas aconteçam. Narongsak Osatanakorn, governador de Chiang Rai, falou sobre o caso durante uma coletiva de imprensa. “O que me disseram é que a água pode chegar até onde eles estão. O que pode reduzir o espaço para menos de dez metros quadrados.”

A meteorologia prevê o retorno das chuvas de monção nesta região montanhosa da Tailândia. Chuvas que, segundo o governador, podem causar um “efeito tsunami” no local. Por isso, os próximos três a quatro dias são tratados como o prazo ideal para resgate dos garotos e do treinador.

A previsão de chuvas chega acompanhada de outras dificuldades. A qualidade do ar na caverna não é boa. O nível de oxigênio caiu para 15%, sendo que índices saudáveis ficam acima de 21%, enquanto o dióxido de carbono aumentou. “Se o oxigênio cair abaixo de 12%, pode afetar o cérebro. Eles podem entrar em choque.”

Horas de mergulho

No momento, um mergulhador experiente precisa de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até o local em que estão os jovens: seis de ida e cinco para volta, graças à ajuda da corrente.

O trajeto tem vários quilômetros e inclui passagens estreitas e trechos sob a água. Mas os socorristas evitam se pronunciar a favor de um resgate dos meninos através do mergulho.

No momento, os socorristas dizem que preferem esperar a água baixar e manter o grupo na caverna até que possa ser retirado caminhando, com uma parte mínima de trechos submersos, que seriam percorridos com máscaras.

Esta é a opção privilegiada pelas autoridades, que instalaram um amplo sistema de bombeamento da água, com a ajuda de engenheiros japoneses, e já retiraram da caverna um volume equivalente a mais de 50 piscinas olímpicas.

As tempestades de monção provocaram o bloqueio dos meninos na caverna no dia 23 de junho, quando o grupo decidiu, por um motivo que ainda não está claro, entrar no local depois do treino de futebol.

Ao mesmo tempo, a equipe de resgate procura uma via de entrada a partir do topo da montanha que esteja conectada, ou que seja fácil de conectar com um trabalho de perfuração à parte da caverna em que estão as crianças.

Fonte: Revista Veja

Além disso, verifique

TRUMP AMEAÇA BRICS COM TARIFAS ‘DE 100%’ SE SUBSTITUÍREM O DÓLAR COMO MOEDA OFICIAL

Bloco quer atuar de maneira mais independente do uso do dólar nas suas transações internas. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *