O jovem será levado a um tribunal que poderá condená-lo com base no artigo 299 do código penal turco que prevê até quatro anos de prisão.
Um adolescente de 15 anos foi detido na cidade de Bünyan, centro da Turquia, por ter “insultado” o presidente islamita conservador Recep Tayyip Erdogan, segundo a imprensa local. O menor, identificado pelas iniciais U.E., foi detido em um cibercafé e levado para uma delegacia, onde passou a noite. Seus familiares falaram à imprensa que o jovem não insultou Erdogan, apenas o criticou nas redes sociais por discordar de suas posturas conservadoras.
O jovem será levado a um tribunal que poderá condená-lo com base no artigo 299 do código penal turco que prevê até quatro anos de prisão para quem denegrir a imagem do presidente. Em outro caso, um menor de 17 anos foi preso em seu colégio e mantido na prisão por vários dias, o que ocasionou uma polêmica em dezembro passado sobre o autoritarismo do governo. O jovem foi condenado a uma pena com suspensão condicional de 11 meses pelo mesmo delito. A Turquia é composta por uma maioria secular que tem se mostrado temerosa com os rumos tomados pelo país através das políticas do governo, que flertam com leis islâmicas e o totalitarismo.