Turco de 15 anos será julgado por ‘insultar’ o presidente em rede social

O jovem será levado a um tribunal que poderá condená-lo com base no artigo 299 do código penal turco que prevê até quatro anos de prisão.

14-11-1

Um adolescente de 15 anos foi detido na cidade de Bünyan, centro da Turquia, por ter “insultado” o presidente islamita conservador Recep Tayyip Erdogan, segundo a imprensa local. O menor, identificado pelas iniciais U.E., foi detido em um cibercafé e levado para uma delegacia, onde passou a noite. Seus familiares falaram à imprensa que o jovem não insultou Erdogan, apenas o criticou nas redes sociais por discordar de suas posturas conservadoras.

O jovem será levado a um tribunal que poderá condená-lo com base no artigo 299 do código penal turco que prevê até quatro anos de prisão para quem denegrir a imagem do presidente. Em outro caso, um menor de 17 anos foi preso em seu colégio e mantido na prisão por vários dias, o que ocasionou uma polêmica em dezembro passado sobre o autoritarismo do governo. O jovem foi condenado a uma pena com suspensão condicional de 11 meses pelo mesmo delito. A Turquia é composta por uma maioria secular que tem se mostrado temerosa com os rumos tomados pelo país através das políticas do governo, que flertam com leis islâmicas e o totalitarismo.

MGT
Fonte: Veja

Além disso, verifique

MARIA CORINA MACHADO É A VENCEDORA DO NOBEL DA PAZ DE 2025

“Mulher que mantem acesa a chama da democracia, em meio a uma escuridão crescente”. Em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *